Plataformas EAD: como funcionam?

A modalidade EAD vem ganhando cada vez mais adeptos, principalmente nesses dois últimos anos de pandemia. Cursos livres, graduações e pós-graduações, formações técnicas, dentre outros serviços são ofertados por plataformas EAD. Vamos relembrar alguns conceitos?

Ensino à distância

EAD – Ensino À Distância, refere-se à modalidade na qual os conteúdos são passados e aprendidos de forma remota, ou seja, não presencial, utilizando a internet e outras ferramentas tecnológicas disponíveis.

No EAD as aulas podem ser ao vivo ou gravadas. O acesso é por uma plataforma online, onde podem ser compartilhados conteúdos, realização de exercícios e avaliações e chats online. Também é possível realizar webnários, fazer comparação de resultados, emissão de certificados, dentre várias outras funcionalidades que, presencialmente, seria necessária uma equipe grande para gerenciar.

O EAD para o MEC

A definição formal de EAD para o Ministério da Educação foi feita inicialmente em 1998, revogado em 2005 e revogado novamente em 2017. O Decreto Nº 9.057/2017 traz a definição de EAD em seu Art 1º:

A educação à distância foi criada pelo Decreto-Lei nº 2.494, de 10 de fevereiro de 1998. Posteriormente, ele foi revogado pelo Decreto nº 5.622/2005 que, por sua vez, também foi revogado pelo Decreto nº 9.057/2017. Este último é o que está em voga e traz a seguinte definição de EAD em seu Art 1º:

“Para os fins deste Decreto, considera-se educação a distância a modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorra com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, com pessoal qualificado, com políticas de acesso, com acompanhamento e avaliação compatíveis, entre outros, e desenvolva atividades educativas por estudantes e profissionais da educação que estejam em lugares e tempos diversos.”

Vamos entender um pouco mais sobre as Plataformas EAD?

O que é uma Plataforma EAD?

Muitas pessoas conhecem alguma plataforma EAD por conta de cursos preparatórios ou por matérias cursadas à distância, dessa forma, já sabem o básico sobre as plataformas.

As plataformas EAD são desenvolvidas para viabilizar um ambiente de aprendizado completo para os alunos. Tanto que, mesmo em cursos presenciais, uma boa parte utiliza plataformas EAD como apoio acadêmico.

É possível disponibilizar conteúdos, exercícios, avaliações, fóruns de discussão, e vários outros serviços. Uma plataforma EAD é responsável por gerir tudo em relação ao ensino, aprendizagem e comunicação entre professores e alunos. Geralmente são integradas com outros tipos de ferramentas e tecnologias, como um site e plataforma de vídeos.

Como funciona uma plataforma EAD?

Em termos de recursos e funcionalidades que podem significar o sucesso da sua instituição, uma plataforma EAD é ideal para isso. Saber as necessidades do seu aluno para que possa ser implementada uma plataforma que o atenda perfeitamente é essencial.

A partir daí é necessário escolher o sistema que melhor se encaixará para seu negócio e para seus alunos. Podemos citar algumas das funcionalidades de plataformas EAD:

  • Personalização completa;
  • Integrações com outros sistemas e ferramentas;
  • Gestão completa de alunos e professores;
  • Ponte de comunicação para alunos e professores;
  • Página de e-commerce;
  • Responsividade;
  • Aulas ao vivo ou gravadas;
  • Entre outras funcionalidades.

Benefícios de uma plataforma EAD

Um dos principais benefícios de uma plataforma EAD é a simplificação de processos. Para que você possa se preocupar exclusivamente com a criação de conteúdo, uma plataforma EAD dá essa tranquilidade, pois você terá certeza que a parte técnica está sob controle. Isso vale para ensino à distância, treinamentos corporativos e qualquer outro curso que possa ser ministrado remotamente.

Dentre os benefícios, podemos citar:

  • Redução de custos com equipe;
  • Estrutura de vídeos completa;
  • Relatórios personalizados;
  • Certificações automatizadas;
  • Aulas com publicação agendada;
  • Conteúdos estruturados;
  • Uso de uma estrutura consolidada;
  • Armazenamentos de arquivos em nuvem;
  • E vários outros.

Como escolher uma plataforma EAD ideal para seu negócio?

Como dito anteriormente, a plataforma ideal pode garantir o seu sucesso. Para isso devem ser considerados as necessidades do seu negócio e dos seus alunos, melhor custo-benefício, funcionalidades feitas para você e vários outros fatores. Agora vamos citar alguns que podem te ajudar a escolher:

Reponsividade

É extremamente importante que a plataforma seja responsiva. Cada vez mais, na pretensão de otimizar tempo, as pessoas acessam os conteúdos por dispositivos móveis enquanto fazem outras atividades, como por exemplo enquanto estão a caminho do trabalho.

Uma plataforma precisa ser responsiva para garantir a qualidade de usabilidade que será entregue para seus alunos, independentemente do dispositivo pela qual é acessada.

Estabilidade

Uma experiência cheia de travamentos ou que fica fora do ar constantemente é frustrante, tanto para os alunos, quanto para a empresa, pois receberá reclamações frequentes a respeito disso. Por esse motivo é necessário que a plataforma apresente estabilidade. Uma plataforma que se preocupa com isso e garante que o sistema estará funcionando perfeitamente independentemente do local, hora ou dispositivo que será acessada é imprescindível.

Personalização

É importante que sua marca seja fortalecida e que você entregue uma experiência personalizada para seus alunos. Para isso a plataforma precisa ser personalizável e customizável. É de grande valia também que você mesmo consiga realizar essas alterações, sem ficar dependendo exclusivamente da prestadora de serviço para fazer isso.

Conclusão

Existem muitas plataformas EAD no mercado e cada uma possui seu diferencial, então esperamos que esse artigo te ajude a escolher a plataforma que melhor se encaixa no seu negócio, levando em consideração as funcionalidades e os benefícios de cada uma.

Por esse motivo te convidamos a conhecer a nossa Plataforma EAD. Ela possui todas as funcionalidades citadas e diversas outras. Com a gente é possível gerar relatórios diversos, fazer webnários, avaliações e questionários, personalizar toda a plataforma. Também temos o recuso de aula transparente, confira do que se trata nesse artigo. A nossa plataforma pode ser para cursos rápidos, graduações e pós-graduações, educação corporativa e para qualquer outro tipo de ensino que você deseje.

Entre em contato conosco e agende uma avaliação, vamos encontrar a melhor solução para o seu negócio!