A importância dos treinamentos corporativos EAD para a empresa

O treinamento corporativo vem recebendo cada vez mais atenção dentro das empresas e são recomendados como soluções para gestores que desejam aumentar a produtividade e desempenho da equipe. Nesse artigo vamos entender a importância dos treinamentos corporativos EAD para a empresa.

Dentro de um mercado competitivo, equipes com colaboradores mais qualificados estão à frente de seus concorrentes. Ao encontrar profissionais assim no mercado, é fundamental um treinamento de integração, por exemplo. Outro caso são os cursos de reciclagem para relembrar valores, processos e objetivos da empresa.

Para alcançar melhores e mais palpáveis resultados, o treinamento corporativo é o melhor caminho. Maior produtividade, retenção de talentos e aumento do lucro são apenas alguns dos benefícios trazidos pelos treinamentos.

Em artigos anteriores explicamos o que é o treinamento corporativo, quais benefícios ele traz para a empresa e quais competências são desenvolvidas. Antes de continuar a leitura desse artigo, acesse esse link e entenda mais!

Vamos ver um pouco de estatísticas?

Estatísticas sobre treinamento e desenvolvimento

De acordo com a pesquisa “Panorama de Treinamento no Brasil” 2020/2021, desenvolvida pela ABTD – Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento e Integração Escola de Negócios, a média de investimento anual em treinamentos é de R$997,00 por colaborador, valor que, em 2019, era de R$652,00.

O setor de indústria continua sendo o que mais investe em treinamento e desenvolvimento e o setor de comércio, o que menos investe, assim como nas pesquisas anteriores.

Um fator que aumentou foi a distribuição do treinamento por público. 55% do investimento para treinamentos foi para gestão, sendo 25% para alta liderança e 30 para gerência e supervisão. O restante, 45%, foram para os não lideres, incluindo operação ou industrial, comercial e administrativo. Esse número foi 10% maior que no ano anterior.

No último ano, esses treinamentos realizados de forma presencial diminuíram 27%. Atualmente, 56% dos treinamentos são realizados de forma presencial e 44% de forma online/EAD.

Antes de ver qual a importância dos treinamentos corporativos, vamos entender qual a diferença entre treinamento e desenvolvimento.

Treinamento x desenvolvimento

O treinamento trata-se de um processo de curto prazo, com objetivo bem definido. Um exemplo citado anteriormente é a integração de novos colaboradores, onde será apresentado a cultura da empresa ou até mesmo a preparação do colaborador para uma nova atividade após uma promoção.

Já o desenvolvimento é à longo prazo. Tem como objetivo a otimização da performance e das habilidades profissionais. O desenvolvimento inclui planejamento de carreira, treinamento para competências técnicas, aperfeiçoamento da inteligência emocional, dentre outros.

Entendido essa diferença e analisando o crescimento que a modalidade EAD teve em relação aos treinamentos, vamos entender importância deles?

A importância dos treinamentos corporativos EAD

Investir em treinamentos corporativos é essencial! Em alguns casos, o colaborador, apesar de qualificado para função, não possui algumas habilidades essenciais para a rotina empresarial. Dessa forma, é necessário desenvolver as habilidades e ofertar conhecimento para equipe.

Com a constante evolução, estamos sempre adquirindo conhecimento e evoluindo e, assim, os treinamentos tem impacto direto na produtividade e consequentemente nos resultados e lucros.

O resultado positivo pode ser observado com o aumento dos lucros, isso se deve à educação corporativa. É possível preencher lacunas que podem estar fazendo sua empresa deixar de ganhar dinheiro.

Os colaboradores, ao receberem incentivos profissionais, tornam-se mais engajados e motivados, reduzindo o turnover e melhorando o clima organizacional.

É notável a importância dos treinamentos e pela modalidade EAD é mais ainda. Uma plataforma personalizável, onde você customiza da forma que preferir, cria trilhas de aprendizagem, gera relatórios de conhecimento dos colaboradores e ainda gera economia para a empresa traz ainda mais notoriedade para os treinamentos corporativos.

Treinamentos corporativos já!

Como o mundo vai se atualizando e se tornando cada vez mais digital, ter uma plataforma assertiva de treinamento já é prioridade para diversas empresas dos mais variados tamanhos e segmentos. Além de bons salários e benefícios flexíveis, é importante que o colaborador reconheça que a empresa se preocupa com o seu desenvolvimento profissional, além de ofertar os recursos necessários para que isso aconteça.

A Estado Virtual oferece uma Plataforma EAD completa. Também oferecemos um sistema de proteção aos vídeos produzidos e acessos simultâneos ao conteúdo, tornando mais barato a reprodução.

A Plataforma EAD é desenvolvida de forma personalizada para sua empresa, onde, tanto você quanto seus colabores poderão acompanhar a desenvolvimento por meio de um sistema de estatísticas da própria plataforma.

Entre em contato e solicite uma demonstração!