Microlearning e Pílula de conhecimento

Como fazer Microlearning e Pílulas do Conhecimento

Como utilizar o Microlearning e Pílulas do Conhecimento para otimizar a capacitação de colaboradores e alunos

Todos os países, em menor ou maior grau, sofreram com as mudanças da história recente. Doenças de alto grau de propagação, mercado de trabalho cada vez mais exigente, pouco tempo e pouco recurso para investir em aulas presenciais, tem mudado o comportamento das pessoas constantemente, tanto na parte de cultura quanto de percepção. Uma verdadeira revolução que vem ocorrendo no mercado de educação e que tende a se firmar mudando muitos dos paradigmas do aprendizado. Assim como há os nômades digitais, há agora o que podemos chamar de “nômades do aprendizado”, pois atualmente, através da capacitação online, é possível aprender de qualquer lugar de forma mais acessível, em qualquer momento. Nesse artigo iremos abordar como fazer Microlearning e Pílulas do Conhecimento.

Abordaremos mais um pouco sobre as facilidades do ensino à distância através da demonstração de mais duas tendências que vimos ganhar muito força para o mercado de capacitação online. Vamos abordar o Microlearning e Pílulas do Conhecimento, dois métodos já inseridos no nosso mercado há alguns anos, mas que vieram para ficar. Vamos lá?

Estude onde quiser, quando quiser , de forma prática e objetiva
Estude de forma prática e objetiva

Microlearning

A palavra Microlearnig vem de micro, que quer dizer pequeno e neste caso se refere a tempo reduzido, algo em torno de 5 minutos, e learning que está associado ao aprendizado, e que neste caso seria uma referência ao e-learning ou aprendizado online.

O microlearning é uma estratégia que trabalha com pequenas sessões de ensino. São atividades rápidas que proporcionam um treinamento conciso e eficaz. A forma mais simples de definir seria: um curso subdividido, ou seja, um assunto repartido em pequenas etapas.

É imprescindível observar que não estamos falando de conteúdos de baixa relevância, tão pouco de conteúdos pequenos ou simplificados. O que vemos aqui é um conteúdo divido em pequenos blocos de informação cujo o objetivo é de focar e acelerar o aprendizado deixando apenas informações mais objetivas e descartando tudo aquilo que não é fundamental para o conhecimento desejado naquele momento. Cada pequena parte por si só já é capaz de passar toda a informação necessária para um conhecimento específico sem a necessidade das outras.

Se prestarmos atenção no modelo tradicional de ensino presencial, é comum que o aprendizado neste formato torne-se demorado e caro (todo o custo de construção do ambiente de ensino acaba sendo passado no valor da aula/curso ), além de se despender muito tempo para poder elaborá-lo, assim como muito tempo em deslocamento para os locais de ensino (salas de aula, auditórios e afins). Como a ideia no universo corporativo é de passar conteúdos relevantes da melhor forma possível, mais barata e mais rápida, o microlearning é uma técnica muito bem aceita tanto por empresários quanto para colaboradores.

Imagine a situação: uma empresa de varejo terá uma atualização de um produto que mudou a fórmula. A empresa precisa atualizar os colaboradores sobre os novos compostos e as diferenças que este composto faz em comparação com o produto antigo. Repassar esse conhecimento para os colaboradores utilizando microlearning, pode ser uma estratégia para atualizá-los quanto ao novo produto porque você não precisará fazer toda a apresentação novamente. Apenas atualizá-los sobre este ponto específico.

Onde o Microlearning pode ser utilizado:

  • Onboarding de novos colaboradores ou clientes.
  • Atualização nas políticas de privacidade, segurança, LGPD da organização etc.
  • Formação de vendedores para novos produtos ou serviços.
  • Engajamento seriado de colaboradores.
  • Primeiros para para utilização de um produto, software ou até mesmo um LMS

Pílulas-do-conhecimento ou Pílulas do Aprendizado

A Pílula do Conhecimento (também conhecida como Pílula do Aprendizado) é definida por conteúdos completos e independentes com um curto tempo de duração. Ou seja, diferente do microlearning que é a estratégia de como passar o conteúdo de forma segmentada, a Pílula do Aprendizado é o próprio conteúdo.

Essas pílulas podem ser conteúdos com curto tempo de duração focados em dicas, lembretes, e normalmente é muito ajustada para o dia a dia de quem irá aprender. Uma das formas mais utilizadas atualmente é reforçar algum outro conteúdo, seja em forma de exercícios de aprendizagem, vídeos, um feedback de resposta à uma avaliação, ou até mesmo mais informações sobre o tema.

Uma definição simples sobre qual o objetivo das pílulas do conhecimento, é afirmar que são conteúdos que servem para reafirmar e reforçar o curso para o aluno de forma mais suave sem parecer repetido com o estudo anterior.

Um exemplo muito interessante que posso citar é na área de vendas, seja uma nova forma de demonstrar produto ou uma curiosidade. Esses conteúdos reduzidos, essas pílulas do conhecimento podem ser por exemplo, vídeos feitos pelos próprios colaboradores para replicar estas boas práticas dentro da organização.

Onde as Pílulas de Conhecimento são utilizadas:

Corporativo

  • Atualização de produtos ou serviços.
  • Como utilizar uma função avançada de uma plataforma.
  • Novas regras de utilização de um determinado ambiente.

Cursos livres

  • Notificação sobre novos cursos ou módulos.
  • Correção de exercícios ou provas.
  • Mensagens motivacionais e de engajamento.
  • Dicas rápidas de como estudar ou como se preparar em uma prova.
  • Últimas novidades sobre o tema do curso que o aluno faz parte.

Como utilizar uma Plataforma EAD para capacitação de colaboradores e alunos ?

Na plataforma ead da Estado Virtual você possui uma ferramenta exclusiva chamada “aula transparente”. Com ela o colaborador ou aluno não precisa realizar login para assistir aos vídeos do microlearning ou pílula de conhecimento. Mesmo assim, os dados de acesso e visualização do vídeo serão computados normalmente pois o link foi enviado com um identificador único. Exemplo: o aluno recebe pequenos vídeos ao longo de um intervalo de tempo ( 30 dias por exemplo ) sem perceber que esta fazendo um mini curso com toda as estatísticas validadas. Dessa forma, esse micro conhecimento é passado sem ruídos e desgastes tornando a experiência do usuário mais fluida.

As facilidades não param por aí. Todo esse conteúdo pode ser entregue diretamente no celular do seu colaborador ou aluno diretamente no Whatsapp ou Telegram. Com apenas um clique o aluno pode iniciar o aprendizado do conteúdo e ainda participar de quiz, pesquisa ou enquete diretamente em baixo do vídeo. O melhor de tudo é que esses dados são computados individualmente e ainda são alocados em áreas conhecimento gerando gráficos incríveis para mensuração de resultados.

Conclusão

Neste artigo abordamos Como fazer Microlearning e Pílulas do Conhecimento no mercado de capacitação online. Vamos recapitular?

Microlearning é uma estratégia de aprendizado que seleciona um tema e subdivide em alguns pequenos ensinamentos, auxiliando na forma de retenção deste conteúdo.

Pílulas do Conhecimento ou Pílulas do Aprendizado são pequenos conteúdos de forma independente que passam em uma única vez todo o assunto e informação necessária para o colaborador.

Ou seja, o microlearning é composto por diversas pílulas de aprendizagem.

Comece agora o seu negócio de educação a distância, capacite outras pessoas e faça parte do mercado que mais cresce em área de educação e capacitação. EV Portal EAD

Não deixe de acompanhar todas as dicas importantes para criar seu negócio em nosso Blog

EV Portal EAD é mais um produto Estado Virtual Soluções Corporativas.