EAD para faculdades: Quais são as utilidades da plataforma

Como é de conhecimento, mesmo antes da pandemia do novo corona vírus, a modalidade EAD já apresentava crescimento exponencial. A pandemia acelerou ainda mais esse processo. Estamos vivendo uma era digitalmente evoluída, onde se têm mais acesso à internet que nunca. Por esse motivo, nesse artigo viemos destacar a facilidade do EAD para faculdades.

Como resultado dessa expansão, o acesso à educação também acompanha esse crescimento. Pessoas interessadas em enriquecer o currículo com graduações, pós-graduações e cursos procuram a facilidade e praticidade que o ensino a distância proporciona. Dentre tantos benefícios, podemos citar os 3 mais comuns:

  • Baixo custo, isto é, uma mensalidade mais barata;
  • Realizar aulas e atividades no conforto de casa sem precisar se deslocar;
  • Poder associar o estudo com outras atividades corriqueiras.

Afinal, porque essa modalidade tem cada vez mais adeptos?

Por que as pessoas escolhem o EAD?

No momento em que houve lockdown, muitas empresas fecharam, aumentando drasticamente a taxa de desemprego. Como resultado, as pessoas se viram obrigadas a inovarem. Muitos investiram em negócios próprios, sendo autônomos, outros como empregados informais. Desse modo, surge a necessidade de investir em educação, seja para gerir sua própria empresa ou para conseguir uma melhor colocação no mercado de trabalho. Por esse motivo, há uma urgência tão grande em começar uma graduação

No geral, as pessoas procuram formas mais possíveis de ter acesso à educação, e o EAD proporciona isso. Visto que a faculdade não possui gastos com instalações para alunos, pode investir mais em professores e ferramentas que auxiliem o estudo à distância. As mensalidades acabam sendo mais baratas, onde se torna um atrativo para os futuros graduandos.

Muitas pessoas também associam os estudos com a jornada de trabalho. Sendo assim, perdem-se horas na locomoção, principalmente de transporte público. A possibilidade de estudar de casa desperta o interesse coletivo. Ao acabar a jornada de trabalho, a pessoa pode se dirigir à sua própria casa, onde otimiza tempo e gera mais conforto.

Como visto, o EAD para faculdades possui muitas vantagens e a expectativa é de grande crescimento da modalidade. Em síntese, além de tudo citado, o EAD também amplia a rede de contatos (Network), permite flexibilidade de horários, oferece melhor custo-benefício e ainda emite certificado validado pelo MEC. O Ensino a Distância é o futuro.

Quais são as utilidades da plataforma EAD para as faculdades?

Para melhor resultado possível, é necessário escolher uma plataforma que atenda às necessidades tanto dos alunos, quanto dos professores e das instituições. Por isso, viemos apresentar algumas utilidades indispensáveis de uma plataforma EAD para faculdades:

Responsiva:

Como cada aluno possui uma necessidade, é necessário que a plataforma seja responsiva. Em outras palavras, isso quer dizer que deve ser 100% otimizada para funcionar em diversos dispositivos, como computador, tablet ou até mesmo celular, sem prejudicar o desempenho.

Estabilidade:

Uma plataforma estável agrada a todos os usuários, seja ele qual for. A plataforma precisa assegurar que não travará ou ficará fora do ar constantemente, assim, garante-se que os processos sejam concluídos da melhor forma e não gerem insatisfações. Uma plataforma que se preocupa em agradar os usuários, garante sucesso nos cursos EAD.

Segurança:

A plataforma deve ser segura, onde não permite compartilhamento de conteúdo para terceiros, tendo vídeos e materiais protegidos. Sendo assim, atrai mais professores e produtores de conteúdo. Uma vez que o profissional tem trabalho de gravar, espera que seja compartilhado apenas com aqueles que se dispuseram a realizar o curso e que não exista brecha para que o material seja vazado e exposto de forma indevida.

Personalização:

É extremamente importante que a plataforma seja personalizável, assim você garante que, além de sua logo, símbolo, paleta de cores e etc, ainda consiga adicionar itens importantes para realização do seu curso, como por exemplo questionários, simulados, a possibilidade de separar o conteúdo em categorias e sub-categorias, gerar os relatórios mais variados, como divididos por áreas do conhecimento ou resultados de alunos, dentre tantas outras personalizações possíveis.

Interação:

Outra utilidade muito importante é a interação do aluno com o professor. Pode ser feita por meio de perguntas privadas ou públicas nos chats de cada aula, área de tirar dúvidas em textos, fóruns, videoconferências, dentre outros espaços que permitam a interação à distância.

Sistema de E-commerce:

A plataforma também deve oferecer o sistema de e-commerce. Garantindo que, ao cadastrar um curso, ele será 100% integrado ao comércio eletrônico, a plataforma traz facilidade para as faculdades. A graduação, pós graduação ou cursos rápidos podem ser vendidos diretamente da plataforma e ainda são integrados com os principais meios de pagamento, como boleto e cartão de crédito. É uma agilidade e tanto para o time de vendas!

Conclusão:

Tendo conhecimento dessas funcionalidades, podemos identificar quais plataformas melhor se encaixam em cada curso. Nós, da Plataforma EAD da Estado Virtual, garantimos todo esse funcionalismo em nossa plataforma. Estamos aqui para melhor te atender e adaptar o sistema para o resultado mais satisfatório do seu curso. Para isso, acesse o link e solicite uma demonstração.