Como funciona um Ensino a Distância?

Como funciona um o Ensino a Distância

O Ensino a Distância tem ganhado cada vez mais simpatizantes, a sua flexibilidade e seus valores acessíveis atraem cada vez mais pessoas, seja para graduação, cursos livres, de idiomas ou até mesmo uma pós-graduação, o que se sabe é que a quantidade de adesões ao Ensino à Distância não de crescer.

Você está pensando em fazer um curso EAD, mas não sabe muito bem como funciona?
Continue lendo que nós iremos ajudar.

O principal fator a se pensar para um curso a distância é a infraestrutura que será usada, geralmente será preciso de um computador com acesso à internet, não é algo obrigatório já que atualmente quase tudo que se faz em um computador você poderá fazer também no seu smartphone, o que também se recomenda é que o aluno tenha conhecimentos básicos de informática, para garantir mais facilidade ao manusear as ferramentas.

Os cursos livres não possuem exigência de escolaridade, já para cursar uma graduação a distância é preciso que o aluno tenha concluído o ensino médio, e para pós-graduação, que tenha concluído a graduação.

A forma de ingresso nos cursos a distância são diferenciadas, nos cursos livres ou de idiomas pode ser na própria instituição, já a forma de ingressar na graduação EAD pode ser por meio de:

  1. Vestibular Agendado;
  2. Vestibular Tradicional;
  3. Desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem);
  4. Programa Universidade Para Todos (ProUni).

A partir da sua aprovação e matrícula o aluno irá receber as informações sobre o curso escolhido e posteriormente terá acesso a sala de aula online, conhecida como Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), no AVA o aluno tem acesso ao curso e poderá acompanhar as disciplinas, conteúdos, aulas exercícios, fóruns, aulas em vídeos e diversas outras formas de aprendizado.

Alguns cursos a distância são totalmente online, entretanto existem alguns cursos que possuem atividades presenciais, para que os alunos interajam entre si e tenham contato com os professores, alguns cursos têm reuniões, laboratório e algumas atividades de forma presencial.

Já as provas dos cursos de graduação e pós-graduação também são realizadas de forma presencial, no polo de apoio presencial.

Todas as modalidades possuem certificado ou diplomas, os cursos livres são certificados, e a graduação e pós-graduação são os diplomas (o mesmo do aluno que concluiu o curso de forma presencial).

Veja algumas faculdades que oferecem cursos a Distância e são reconhecidas pelo MEC:

  1. Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA);
  2. Cruzeiro do Sul Virtual (a distância);
  3. Universidade Cidade de São Paulo (UNICID);
  4. Universidade de Franca (UNIFRAN);
  5. Universidade Norte do Paraná (UNOPAR).
Deixe seu comentário: