Produção de conteúdo EaD | Como criar um bom conteúdo para o seu curso à distância

Produção de conteúdo EAD

Quando dizem que na internet o conteúdo é rei não estão exagerando. O meio online é um terreno fértil para produção de conteúdo EaD, pois na web é possível disseminar os mais variados assuntos, desde dicas sobre culinária a novidades sobre tecnologia.

Um espaço tão democrático como a web também não deixaria de contemplar conteúdos educacionais, não é mesmo? Sendo assim, não é por acaso que o EaD tenha se tornado tão influente hoje em dia.

Além disso, o ensino à distância também se tornou uma alternativa para várias pessoas que querem uma válida opção para estudar, aprender alguma profissão e, com isso, poder ingressar no mercado de trabalho.

Por essa razão, a produção de conteúdo EaD virou uma opção interessante para profissionais de educação, empreendedores e especialistas em um determinado assunto, pois criar um curso nessa modalidade pode funcionar como um negócio lucrativo.

Se você é especialista em informática, pode criar um curso EaD nessa área. Se você é professor de matemática, também pode aproveitar os seus conhecimentos para investir em um curso online.

Porém, como se tratam de cursos, ou seja, de algo que envolve a divulgação de conhecimento e informação, então a qualidade do que é apresentado é um detalhe fundamental.

A importância da qualidade na produção de conteúdo EaD

Diante da quantidade de cursos EaD nos dias de hoje, é aí que a qualidade deve falar ainda mais alto. Já não adianta percorrer caminhos pela metade, pois é necessário ser o melhor e o mais completo.

Ou seja, é necessário provar para o público interessado que ele não vai se arrepender ao investir o seu dinheiro no curso. Que ele vai assimilar sem problemas todo aquele material disponível na web.

Quer ficar por dentro sobre nossa empresa e nossa plataforma de cursos online? Clique aqui e saiba mais sobre a Estado Virtual e a Plataforma EAD

A produção de conteúdo EaD de qualidade depende inicialmente de um planejamento bem feito. Ao ter tudo planejado e as metas estabelecidas, se torna mais fácil saber como você vai criar o seu conteúdo.

Objetividade e linguagem adequada no seu conteúdo

De uma forma geral, quem procura por um curso online deseja agilidade na hora de aprender. É comum que muitos alunos já possuam alguma profissão. Por isso, para poder conciliar estudo e trabalho optam pelo ensino à distância.

A possibilidade de fazer os seus próprios horários de estudo é tentadora e por isso os cursos EaD se tornam uma alternativa viável. Mas para isso, o público procura por conteúdo rápido e objetivo.

Nesse caso, confira a seguir algumas dicas para você investir na sua produção de conteúdo EaD.

Apresente tudo bem organizado

Crie tópicos, faça listas, estabeleça uma hierarquia para o que você vai ensinar. Se você vai criar um e-book voltado para o segmento de informática, por exemplo, pense em como o seu aluno vai evoluir e apresente primeiro os assuntos mais básicos.

Nos capítulos seguintes você terá a chance de apresentar os assuntos que exigem alguns conhecimentos mais avançados. Isso facilita o aprendizado do aluno ao máximo.

Utilize uma linguagem adequada para o aluno

A redação de um e-book para um curso online, ou até mesmo a gravação de um podcast, devem levar em conta o perfil do aluno e também o assunto abordado.

Repare que um curso online com dicas de E-sports, por exemplo, vai utilizar uma linguagem diferenciada de um curso EaD de Filosofia. No caso dos E-sports, que são os esportes eletrônicos, é possível utilizar gírias e outros termos conhecidos por gamers em geral.

Diferente de um curso de Filosofia ou outro conteúdo de teor mais acadêmico, que exige um tom mais sério e rebuscado.

Solicite os serviços de uma agência de conteúdo

Por mais que você seja especialista no assunto que você vai ensinar, é importante contar com o auxílio de profissionais que são experientes em projetos na web e cursos online.

Sendo assim, agências especializadas na produção de conteúdo EaD, como a Verbum Conteúdo, por exemplo, podem dar uma mãozinha para você.

Entre os serviços disponibilizados estão:

  • a produção e revisão de material didático;
  • elaboração de questões;
  • roteiros para videoaulas;
  • e preparação das apresentações.

Versatilidade na produção de conteúdo EaD

Aproveite ao máximo as possibilidades que o meio online oferece na hora de criar o seu curso EaD. Lembre-se que um conteúdo de qualidade leva em conta a capacidade de captar a atenção do aluno. Para isso, você pode utilizar todos os formatos que a internet proporciona.

Podcasts

Podcasts nada mais são do que arquivos de áudio na internet. Eles são atrativos devido a sua acessibilidade, pois podem ser ouvidos a qualquer instante.

Esse formato é ideal para abordar conteúdos sobre idiomas, direito, administração e outros temas acadêmicos.

E-book

Diante da popularidade dos dispositivos móveis, tais como smartphones e tablets, os e-books se mostram cada vez mais acessíveis.

Para criar um bom conteúdo no formato e-book, pense na diagramação, no tamanho ideal das fontes e na utilização de imagens e infográficos nas páginas.

Vídeos

É raro encontrar alguém hoje em dia que, ao pesquisar algo na internet, não se depare com esse conteúdo na forma de vídeo. Esse formato já se consolidou como um dos mais utilizados da atualidade. A popularidade do Youtube está aí para comprovar isso.

Falando em vídeos, conheça aqui 5 programas para gravar as suas aulas EaD

Sendo assim, não dá para desprezar a produção de conteúdo Ead em vídeo na hora de criar o seu planejamento. Os vídeos permitem abordar qualquer tipo de assunto, são atrativos e ainda permitem recursos criativos de edição.

Para que o seu conteúdo em vídeo tenha a qualidade necessária, pesquise maneiras de não errar no áudio e na iluminação.

Plataformas para disponibilizar conteúdo EaD

Um bom conteúdo para curso online também passa pela qualidade da plataforma escolhida. Há hoje em dia uma ampla variedade de plataformas destinadas à criação e disponibilização de conteúdo online.

Sendo assim, é importante pesquisar e optar por aquela que melhor se adéqua as suas necessidades. A maioria delas é intuitiva, responsiva e permite uma série de ações fundamentais para a o seu curso EaD, tais como a criação de fóruns, quizz e emissão de certificado.

O Ensino à Distância é sinônimo de conhecimento e praticidade

Investir na produção de conteúdo EaD e criar um curso online não é só uma boa alternativa, mas também é contribuir para a disseminação de conhecimento.

Portanto, na hora de pensar no seu curso EaD faça um bom planejamento e pesquise as ferramentas adequadas para as suas necessidades, pois assim você poderá oferecer uma excelente experiência de aprendizagem ao seus futuros alunos.

Deixe seu comentário: