7 desafios enfrentados por todo empreendedor iniciante

Conheça quais são os 7 desafios enfrentados por todo empreendedor iniciante no mundo dos negócios.

Empreender é algo desafiador, sem sombra de dúvidas. Por mais que não possa parecer, o mundo empresarial tem os seus obstáculos e exige determinadas habilidades dos empreendedores. Por isso, se você está pensando em abrir o seu próprio negócio ou está empreendendo há pouco tempo, confira quais são os 7 desafios enfrentados por todo empreendedor iniciante.

  1. Lidar com a falta de experiência

Talvez esse seja o principal desafio. A falta de experiência no mundo dos negócios é um dos principais entraves para milhares de empreendedores.  Competir de igual para igual com a concorrência que, muitas vezes,  já está há vários anos no mercado, pode ser uma tarefa complicada. 

Mas a grande questão é que só se adquire experiência com o tempo. Por isso, se você é  um novato no universo do empreendedorismo, aja sempre com cautela e conte com pessoas mais experientes na hora das tomadas de decisão. Muitas vezes, a inexperiência pode colocar tudo a perder, se não for levada em consideração. 

  1. Saber o momento de certo de entrar em ação

Muitos empreendedores menos experientes só ficam preocupados em fazer um bom planejamento estratégico (que deve ser feito mesmo), mas não sabem o momento exato de colocar tudo em prática. É preciso ter esse feeling para saber qual é a hora de deixar a teoria um pouco de lado e partir para a ação. Mas é só a experiência com os negócios que permite isso. 

Por isso, mesmo que você tenha um plano de ação bem estruturado e condizente com os objetivos da sua empresa, se não souber o momento certo de colocar a mão na massa, pode perder excelentes chances de fazer bons negócios. É um baita desafio, sem dúvidas, mas que pode te ensinar bastante! Investir em um curso de PNL é uma boa alternativa para alavancar a sua carreira profissional. 

  1. Calcular os custos antes do início das atividades

Milhares de empreendedores, tomados pela empolgação natural de abrirem o próprio negócio, simplesmente se esquecem de calcular os custos que terão com o início das atividades, que não são poucos. Por isso, se você estiver pensando em empreender em qualquer área, não se esqueça de contar com um boa reserva financeira. 

Aluguel, compra de mercadorias, gastos com impostos contábeis, compra de mobília e equipamentos, contas de água, luz, telefone, despesas com marketing, provedor de internet, contratação de funcionários, dentre outras, são bons exemplos dos seus principais custos iniciais. Por isso, não deixe de ter uma considerável quantia em dinheiro antes de pensar em abrir uma empresa. 

  1. Criar diferenciais competitivos para o seu produto

Todo empreendedor, para conseguir vender seus produtos ou serviços, precisa criar diferenciais que sejam atrativos para o seu público-alvo. E é exatamente aí que está o grande desafio. Como convencer as pessoas de que o seu produto é bom o suficiente e que vai suprir as suas necessidades diárias? Em teoria é fácil, mas na prática não é bem assim, principalmente para quem tem pouca experiência de mercado. 

Lembre-se de que, muitas vezes, a concorrência também oferece o mesmo produto. E aí? Nesse caso é aconselhável contar com o auxílio de um profissional de marketing, que vai criar vantagens competitivas para o seu produto, destacando-o no mercado. O cliente precisa querer comprar na sua mão ao invés de bater o martelo com o seu concorrente. Conte com a PNL  para ajudar no seu relacionamento com o cliente!

  1. Fazer a sua marca se tornar conhecida no mercado

Outro desafio para os empreendedores iniciantes. Não é novidade para ninguém que em toda área existe uma concorrência desenfreada. Mas como fazer a sua marca se destacar e tornar-se amplamente conhecida no mercado? Estratégias de marketing digital são bem-vindas, mas devem ser bem usadas, caso contrário, não surtirão nenhum efeito.

Tenha em mente o seguinte: antes das pessoas comprarem em sua mão, elas precisam saber que o seu negócio existe, certo? Por isso, é preciso investir em estratégias que possibilitem esse amplo conhecimento por parte dos consumidores. Mas a falta de experiência nesse assunto pode ser complicado. Contratar uma agência de marketing é uma solução viável.  

  1. Conseguir os primeiros clientes

Esse é outro baita desafio que todo empreendedor iniciante enfrenta, sem exceção. Você acabou de inaugurar a sua nova empresa, está todo empolgado com a sua ideia e tem até um capital de giro razoável. Mas a pergunta que não quer calar é: onde conseguir os primeiros clientes? 

Primeiramente, é necessário conhecer a fundo o perfil das pessoas que fazem parte do seu público-alvo e marcar presença constante onde elas se encontram. As redes sociais como Facebook, Instagram, LinkedIn, YouTube, Pinterest e Tik Tok podem ser uma ótima alternativa para conseguir as primeiras vendas para o seu negócio. Tenha resiliência para conquistar os primeiros clientes.

  1. Contar com bons talentos 

Aqui, o grande desafio para os empresários menos experientes é: contar com um time extremamente capacitado, mas sem poder pagar bons salários. Apesar de ser uma missão complicada, já que bons talentos custam caro, você pode contar com um time eficiente sem precisar pagar salários altos demais. Basta a sua empresa oferecer diferenciais.

Você precisa contar com uma equipe produtiva e que vista a camisa da sua empresa? Que tal oferecer benefícios exclusivos como plano de saúde, odontológico, vale refeição, descontos em instituições conveniadas, um almoço quinzenal por conta da empresa, sorteio de viagens e até um animado happy hour depois do expediente de vez em quando? Pode até não parecer, mas isso faz uma grande diferença na motivação e no empenho de todos os seus colaboradores. 

Venha para o IBND

Os cursos do IBND são ministrados por profissionais altamente capacitados e com larga experiência no mercado. Aqui, o nosso compromisso é a sua realização como ser humano. Vamos te ajudar com os desafios enfrentados por você, empreendedor.

O IBND oferece soluções personalizadas que podem contribuir para o seu sucesso profissional e pessoal. Em nossa instituição, cobramos um preço justo e priorizamos o seu aprendizado. Estamos te esperando!

Avaliação post
Siga-me