E-learning: 10 vantagens para você conferir!

A evolução constante dos meios digitais vem trazendo diversos benefícios ao nosso cotidiano. Avanços na área da saúde, administração, negócios e até mesmo na educação proporcionam maior praticidade e comodidade nas atividades realizadas.

Essa evolução, quando colocada em prática na educação, traz ferramentas mais modernas, flexibilidade de tempo e espaço, e diversas outras vantagens, tanto para o estudante, quanto para a organização.

Nesse artigo vamos explicar como o e-learning funciona e quais as vantagens que ele tem. Vem com a gente!

O que é e-learning?

O e-learning é uma modalidade do EaD. Pegando a etimologia da palavra, o prefixo “e” é utilizado para identificar algo que é feito de forma eletrônica, como por exemplo e-book (livro eletrônico) ou e-mail (correio eletrônico). Já “learning”, traduzindo para o português, significa aprendizagem. Então temos “aprendizagem eletrônica”.

Tá bom, mas o que isso quer dizer? A aprendizagem eletrônica é feita de forma 100% a distância. Para que isso aconteça, é necessário que haja o desenvolvimento de uma plataforma que tenha um ambiente virtual de aprendizagem.

Nesse ambiente são oferecidos cursos, materiais de apoio, atividades avaliativas, videoaulas e tudo que uma sala de aula tradicional possui. Por meio dessa plataforma é possível que o professor gerencie as disciplinas e acompanhe o desempenho dos alunos. O e-learning gera e distribui conteúdos digitais na internet, fazendo com que o aprendizado se dê totalmente à distância.

Um dos diferenciais do e-learning é a interatividade que ele permite. A tecnologia implantada na plataforma permite que os estudantes e professores mantenham uma eficaz comunicação. É possível também que os alunos interajam com os conteúdos da plataforma, participem de fóruns e chats, tenham materiais extras e etc.

Entendido sobre o que é o e-learning, ainda vamos ver 10 vantagens que ele tem. Mas antes disso, você sabia que ele pode ser dividido alguns tipos? Vamos conferir!

Tipos de e-learning

A modalidade pode ter algumas subdivisões, que são categorizadas pela maneira com que ocorrem as interações dentro da plataforma. Confira:

Educacional

Essa é a subdivisão mais comum. Reúne vários cursos livres, profissionalizantes, técnicos e até mesmo preparatórios. Após o início da pandemia, em 2020, várias instituições de ensino superior tiveram que se adaptar ao modelo totalmente à distância. Com essa adaptação, foi visto que é vantajoso e houve uma oferta ampla de cursos de graduação e pós-graduação nesse formato.

Como esse modelo rompe a barreira geográfica, não é necessário ter polos em todos os estados que os cursos são disponibilizados, reduzindo custos para a instituição. O curso pode ser levado aonde a imaginação permitir, já que o aprendizado eletrônico não possui fronteiras.

Corporativo

As empresas passaram a investir na capacitação dos funcionários diante das inovações tecnológicas. Até mesmo as pequenas empresas incorporaram o e-learning como opção para se destacarem no mercado e se manterem atualizados. Com versatilidade, os cursos disseminam conteúdos personalizados, motivando ainda mais os colaboradores a participarem e adquirirem novos conhecimentos.

Assim como no educacional, o corporativo também reduz custos. A empresa não precisará arcar com impressão de material, contratação de instrutores e locação de espaços para ministrar os treinamentos e cursos.

Tanto o educacional, quanto o corporativo podem ser síncronos ou assíncronos.

Síncronos

São os cursos que ocorrem em tempo real. O professor ensina, e por meio de uma transmissão os estudantes assistem, participam de debates e tiram dúvidas.

Assíncrono

São os cursos que são gravados e armazenados na plataforma, onde o aluno acessa quando quiser. Também são utilizadas ferramentas como e-mail e fóruns de discussões, onde o estudante pode tirar suas dúvidas e fazer comentários a qualquer horário, sem necessariamente precisar estar logado no momento da resposta.

Agora que a gente já entendeu o conceito e os tipos de e-learning, vamos ver as 10 vantagens que ele possui?

10 vantangens do E-learning

  1. Economia para a instituição;
  2. Foco nas necessidades do aluno;
  3. Flexibilidade de horários;
  4. Personalização dos conteúdos;
  5. Atualização constante dos conteúdos;
  6. Diversificação de oferta dos cursos;
  7. Baixo custo da mensalidade em relação à modalidade presencial;
  8. Incentivo ao autoaprendizado;
  9. Acompanhamento de desenvolvimento e desemprenho dos alunos e dos cursos;
  10. Escalabilidade do negócio;

Essas são algumas das vantagens da “aprendizagem eletrônica”. Lembrando que a lista não está por ordem de importância, ok? Cada vantagem listada é autoexplicativa e só trará benefícios para o seu negócio.

Conclusão

Com a atualização dos meios digitais, o e-learning implantou uma dinâmica diferente nos cursos online, onde o estudante é o protagonista do seu próprio processo de aprendizagem.

Com a flexibilidade que o e-learning tem, ele tem sido cada vez mais implantado no mundo corporativo, qualificando mais colaboradores e aperfeiçoando competências.

Toda essa explicação é inspiradora, né? Continue acompanhando nosso blog para mais artigos interessantes!