Trilha sonora para vídeos sem direitos autorais

Trilha sonora para vídeos sem direitos autorais

Antes de começarmos com as dicas para a trilha sonora dos seus vídeos é importante que você saiba a razão dessa preocupação a respeito das músicas e os direitos autorais.

Os direitos autorais na música são parte da remuneração dos músicos, das gravadoras e dos compositores.

Dispõe a LEI Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998 em seu 7º artigo que, as obras intelectuais protegidas são: As composições musicais, tenham ou não letra; as traduções, adaptações e arranjos; fonogramas. Ou seja as obras musicais que tenham ou não letra, são consideradas obras musicais originárias. Quem for reproduzir as obras musicais deverá pagar a pessoa ou ao ECAD que é o órgão que faz o intermédio desse processo.

Como a trilha sonora será protegida por essa lei, caso você infrinja as regras o seu vídeo poderá perder o áudio, ser bloqueado e sua conta poderá ser bloqueada.

Para evitar que sua conta seja bloqueada, use as músicas sem direitos autorais para os seus vídeos, ou seja músicas livres. Os direitos autorais permitem aos titulares do direito distribuir as suas músicas de forma gratuita, para simplificar a procura dessas músicas o próprio youtube tem diversas trilhas sonoras livres de direitos autorais.

Você já entendeu a parte do direito autoral e agora deve estar se perguntando qual o objetivo de colocar uma trilha sonora no seu conteúdo.

Sabe aquele vídeo monótono? Então, a trilha sonora poderá transformá-lo em interessante e memorável, basta saber escolher uma boa música para poder adicioná-la naquele seu vídeo importante. Entretanto a escolha da música vai depender do seu objetivo, daquilo que você pretende passar para o seu público alvo, e é claro que a trilha sonora deverá ser compatível com o seu vídeo para que se tenha um maior impacto e para que você não perca espectadores

Dica extra – Volume

Além de se atentar ao direito autoral e fazer a escolha certa da música é muito importante tomar cuidado com o volume, é preciso que o conteúdo se destaque, a música deverá ser algo apresentado de forma discreta no seu vídeo, se o seu vídeo for uma aula, mantenha o volume da música no mínimo.