Treinamento EAD

Treinamento EAD

O Treinamento é peça fundamental para a otimização da produção, renovação das habilidades do corpo de colaboradores, demonstração de novas tecnologias, melhorar o atendimento, levantar a moral do colaborador que se sentirá mais motivado por ver a empresa investindo neles dentre várias outras benfeitorias. Não são poucos os ganhos que se tem com um investimento que pode ser bem baixo se considerarmos a utilização de EAD (Ensino a distância).

Existem duas questões que costumam desmotivar a questão do treinamento:

  • Estrutura física para se treinar os funcionários;

  • Afastar todos os colaboradores de um setor ao mesmo tempo para que assistam a aula.

Separar um setor da empresa para se montar uma sala de aula pode ter um custo proibitivo, com a aquisição de mesas e cadeiras, quadros, projetores, professores, pôsteres, livros e toda espécie de material didático, sem contar que tornará aquele espaço de uso exclusivo para a aula sem que se possa utilizar alternadamente entre produção e treinamento.

Além do custo, temos a questão da disponibilidade, o curso presencial precisa que se aproveite o professor, sendo assim todos os interessados terão de estar disponíveis ao mesmo momento, o que pode complicar em muito a produtividade. E ainda tem a questão dos assuntos específicos onde apenas poucos funcionários precisem do curso e assim se torna mais caro ainda a disponibilização do professor para esse caso.

Alguém poderia perguntar, e se os colaboradores fossem levados a um centro de treinamento?

Ainda assim teria o problema do custo e da disponibilização de equipes inteiras no horário do professor e não do ambiente de trabalho, e é nesse momento que entra o treinamento a distância.

É inegável a eficácia dos treinamentos à distância, afinal tem-se muitos casos de sucesso que comprovam como as empresas têm se beneficiado deste tipo de treinamento e podemos verificar isso através das inúmeras universidades EAD que aparecem em número cada vez maior.

Mas será que EADs são tão eficazes quanto os treinamentos presenciais? O investimento oferece o retorno desejável à empresa?

Vamos então enumerar algumas das vantagens e desvantagens dessa modalidade para se verificar a viabilidade da implantação da mesma.

Vantagens do treinamento EAD

  • * Espaço físico: não há necessidade de uma sala ou auditório, podendo o aluno assistir de seu próprio ponto de trabalho, de seu smartfone ou mesmo em casa;

  • * Material didático: não há necessidade de se adquirir ou armazenar volumosos livros e apostilas que além de serem caros podem ocupar muito espaço;

  • * Horários: fica a critério do gestor da equipe exigir que assistam em horário pré-definido ou a hora que melhor convir aos colaboradores;

  • * Professor: como o curso e a distância, o professor que montou a aula pode estar em qualquer local do mundo, e como a aula pode ser feita antecipadamente até a questão da dublagem ou legenda pode ser providenciada antecipadamente. Dessa forma pode se ter aulas com os melhores professores do assunto sem que isso tenha um custo astronômico.

Desvantagens do Treinamento EAD

  • * Interesse: algumas pessoas são pouco concentradas e estudar sozinha pode não render tudo o que renderia se houve um professor presente e outros alunos;

  • * Interação: Alguns cursos ou assunto podem requerer a interação entre os funcionários e nesse caso uma aula presencial em um espaço apropriado pode ser necessário.

O EAD veio em um momento de crise onde pessoas e empresas precisam reduzir seus custos porém essa modalidade fez muito mais, ela modernizou a cadeia de aprendizado, otimizando a questão do tempo e do espaço já que se pode estudar a qualquer hora e em qualquer lugar, universalizou o conhecimento com a possibilidade de se morar no Brasil e ter aulas com um russo ou um japonês, versatilizou o material didático que ao invés de uma estante agora precisa apenas de uma conexão de internet e claro, reduziu drasticamente os custos, tornando muito mais acessível a pessoas e empresas.

Desde 2001 que a Estado Virtual vem se aprimorando cada vez mais nessa área, absorvendo as experiências de seus parceiros e auxiliando-os naquilo que for necessário. Entre em contato com um de nossos consultores e conheça melhor nossas soluções, ele encontrará o melhor para o seu negócio.

Deixe seu comentário: