LMS: o incentivo para a Educação Corporativa Digital

Traduzindo do inglês Learning Management System, LMS, temos um sistema de gestão de aprendizagem. É uma das principais tecnologias que incentivou a educação corporativa digital.

Falamos um pouco sobre LMS em artigos anteriores. Para saber mais, acesse esse link.

Mas, afinal, para que serve?

Para que serve o LMS?

Como dito anteriormente, o LMS é um aplicativo de software para administração de cursos online. Ele permite a criação de conteúdo e organização de cursos, além de contar com recursos de avaliação de desempenho e acompanhamento de progresso dos usuários. O LMS veio para trazer novas funcionalidades que irão auxiliar o trabalho dos profissionais envolvidos na área.

Então o LMS serve para gestão completa de projetos EAD variados, podendo ser, por exemplo, cursos livres, técnicos e até mesmo a educação corporativa. O LMS é um passo à frente para dinamizar o processo de aprendizagem dos alunos, sejam de escolas, ou colaboradores de uma empresa, e ainda facilitar a gestão dessa tarefa.

Agora vamos entender como o LMS incentivou a educação corporativa digital?

LMS e a Educação Corporativa Digital

A educação corporativa é uma prática de desenvolvimento e aprendizagem de colaboradores para determinadas empresas. Além de capacitar os profissionais, também podem ser aplicadas à clientes e parceiros. Para saber mais sobre, leia esse artigo.

Entendido um pouco sobre a educação corporativa, vamos ver a linha do tempo do LMS e como ele incentivou a educação corporativa digital?

O início

Em 1924 foi criada a primeira “máquina de ensino”. O psicólogo Sidney L. Pressey criou um equipamento para que os alunos realizassem testes de múltipla escolha em uma espécie de “caixa”. Era fornecido feedback imediato e tinha a possibilidade de refazer as questões erradas.

Invenções como essa e a criação do primeiro computador de mesa e o acesso à internet, contribuíram para o primeiro software de LMS em 1990.

Plataforma de E-learning

Entre 1998 e 2002, o LMS serviu como um grande catálogo de cursos online. A partir daí temos um novo formato de ensino: o auto estudo de forma assíncrona.

Gestão de talentos

Em 2005 o LMS se tornou útil também para área de Recursos Humanos, criando assim uma plataforma de gestão de talentos. Essa atualização da plataforma integrou sistemas de avaliação de desempenho e impulsionou o plano de carreira.

Os conteúdos passarem a ser organizados em forma de trilhas de aprendizagem. O LMS também se tornou um aliado na execução do PDI (Plano de desenvolvimento individual).

Aprendizagem contínua

No ano de 2010, as plataformas de LMS foram se popularizando, assim como a educação corporativa. Dispositivos móveis também se popularizaram, havendo necessidade de que os canais de LMS também pudessem ser acessados por eles, como por exemplo por aplicativos. A responsividade se tornou necessidade.

Em meados da década de 90 surgiu o modelo de aprendizagem chamado 70.20.10, que foi desenvolvido pelos professores Morgan McCall, Robert Eichinger e Michael Lombardo. Esse modelo de aprendizagem indica que 70% do aprendizado do colaborador é proveniente de sua vivência como profissional, 20% é resultado de interação com outros colaboradores no ambiente de trabalho e dos feedbacks recebidos e 10% correspondem ao aprendizado por meio de treinamentos, seminários, leituras, etc.

Esse modelo de aprendizagem auxiliou a percepção que a aprendizagem se dá por meio de experiências, pois elas criam um campo fértil que é estimulado por diferentes abordagens.

Assim surgiu a necessidade de oferecer dos colaboradores uma plataforma que estimule experiências e a aprendizagem contínua.

Aprendizagem digital

Em 2017 a transformação do LMS se deu com a implementação de um ambiente único. Passou a permitir que a aprendizagem acontecesse no formato de microlearning.

O LMS começou a ser visto como uma plataforma muito parecida com streaming, pois foi integrada com sistema de dados e junto com todas as outras inovações.

Aprendizagem inteligente

A partir de 2020, o LMS tornou o processo de aprendizagem muito mais personalizado e otimizado, com assistência e curadoria. A adoção nas empresas foi direcionada por vários fatores: apego à ferramenta, perfil de usuários e capacidade de adaptação para educação corporativa.

Agora que você já sabe o que é LMS que tal conhecer melhor a nossa plataforma? Não perca tempo, confira todas as nossas vantagens e melhore hoje mesmo o gerenciamento do seu EAD. Solicite uma demonstração.