EAD no mundo

EAD no mundo

Você deve saber como funciona o Ensino a Distância, temos várias matérias no blog falando a respeito.

Sabemos que no começo o EAD não era tão bem visto como é atualmente, entretanto a qualidade e os benefícios dessa modalidade cresceram consideravelmente.

Em 1978 se obteve os registros mais remotos de uma experiência EAD, os cursos eram feitos por meio de correspondência, inacreditável mas totalmente possível.

Na cidade de Boston nos Estados Unidos no jornal havia um anúncio não muito comum, um curso de Taquigrafia (técnica para escrever a mão usando códigos), o curso era para alunos de todo país e o material seria encaminhado via correio. E assim iniciou-se o primeiro Curso a Distância.

Posteriormente em 1833, na cidade de Lund, na Suécia, a Universidade da cidade oferecia um curso por correspondência. 

E em 1840  na Inglaterra iniciou-se também um curso de Taquigrafia.

Já em 1856 na Alemanha já era possível aprender um outro idioma usando o Ensino a Distância.

É a partir do século XIX esse tipo de ensino começou a se espalhar por diversos outros países, sendo a solução para  milhares de pessoas que moravam longe das instituições de ensino.

O foco no início dessa modalidade era totalmente voltado para o curso profissionalizante, atualmente essa modalidade abrange vários níveis de escolaridade, tanto ensino fundamental quanto uma pós graduação.

No começo o foco principal era conteúdo complementar ou aperfeiçoamento profissional, o Ensino a Distância sempre veio acompanhando as evoluções tecnológica, desde o primeiro registro do EAD o ensino  foi evoluindo de forma muito avançada, vejamos:

  • Em 1910 os cursos eram dados por meio de materiais impressos.
  • Posteriormente foi incluído o uso de slides.
  • Em 1940 o  rádio entrou como material.
  • Em 1950 com o surgimento da TV começaram os primeiros telecursos. 
  • Em 1990 iniciou-se os cursos por meio de computadores.

Atualmente a modalidade é extremamente consolidada no mundo todo. Com o avanço da tecnologia a tendência é que esse tipo de experiência só tenha crescimento.

As tecnologias permitem a implantação de diferentes modelos de EAD. Além das aulas online, já é possível a interação entre alunos e professores, por meio de fóruns, o que acaba facilitando o meio de aprendizagem. Entenda como funciona nossa plataforma.

Gostou dessa viagem na história e quer saber mais sobre esse e outros assuntos?

Acesse o nosso portal: www.plataformaead.net

Deixe seu comentário: