Cursos EAD no Brasil

Cursos EAD no Brasil

O EAD tem crescido de forma acelerada, além das iniciativas privadas o governo também tem investido nesse tipo de educação.

As matrículas dos cursos EAD já somam mais de um milhão (segundo o último censo da educação superior), os alunos que mais cursam essa modalidade são alunos da licenciatura.

Com a conectividade tecnológica e a inclusão digital o EAD cresce cada vez mais no Brasil, além da comodidade e a flexibilidade dos horários, além de economia de tempo e de dinheiro esse é o tipo de ensino que possui diversos outros benefícios.

Quando trata-se de Graduação a Distância é preciso que a instituição esteja credenciada junto ao Ministério da Educação, os cursos passam por uma avaliação, a mesma dos cursos presenciais, vale lembrar que o diploma do curso a distância é reconhecido pelo MEC da mesma forma que o presencial.

A primeira geração de Curso a Distância começou pelo correio no qual preparavam os alunos para os mercado de trabalho por meio de material impresso.

A segunda geração iniciou-se em 1970 com o surgimento das fitas de vídeos e programas de televisão, o Telecurso inclusive é um programa para se exemplificar essa geração.

Já a terceira geração tem a classificação nos dias atuais, com a tecnologia totalmente integrada com os alunos usando os mais diversos recursos para auxiliá-los no ensino. 

Em 11 anos a oferta desse tipo de modalidade cresceu 24 vezes.

O MEC divulgou uma lista dos cursos mais procurados dessa modalidade são eles:

  1. Pedagogia
  2. Serviço Social
  3. Administração
  4. Competências Gerenciais
  5. Ciências Contábeis
  6. Gestão de Pessoal/Recursos Humanos
  7. Administração Pública
  8. Letras – Licenciatura
  9. Biologia – Licenciatura
  10. Matemática – Licenciatura

O crescimento dos cursos não param de aumentar, você que viu os diversos benefícios do Ensino a Distância em tem interesse em alguma Graduação veja abaixo alguma reconhecidas pelo MEC:

Quer saber mais sobre EAD acesse nosso BLOG:

Deixe seu comentário: