Universidade corporativa: o que é e como implementar?

Cada vez mais se vê necessidade de possuir colaboradores empenhados e incentivados a manter e melhorar o ritmo da empresa. Isso pode se dar por treinamentos e atualizações em uma Universidade Corporativa. Empresas que adotam esse modelo de treinamento possuem equipes com resultados incríveis.

Além de melhorar os resultados da empresa, os colaboradores sentem-se incentivados a buscar novos conhecimentos e os clientes enxergam a preocupação da empresa com o ensino e satisfação dos profissionais e dos próprios clientes.

Viemos mostrar o que é a Universidade Corporativa, quais seus benefícios e como executá-la em sua empresa.

O que é a Universidade Corporativa?

Universidade corporativa é a metodologia EaD para treinamento dos colaboradores. Ela vem se tornando cada vez mais popular, onde grandes empresas já adotam esse tipo de ensino para formar equipes mais capacitadas e que apresentem melhores resultados.

Além disso, empresas que adotam a universidade corporativa para os treinamentos possuem benefícios como equipes mais motivadas, colaboradores renovando o conhecimento constantemente, interesses profissionais alinhados com os objetivos da empresa, e ainda gera economia.

Benefícios de adotar a Universidade Corporativa

Como dito anteriormente, ao adotar esse tipo de curso ou treinamento, a empresa possui vários benefícios, dentre eles podemos citar:

  • Equipes motivadas;

Ao promover cursos e treinamentos para a equipe, os colaboradores sentem-se mais motivados, pois além de adquirirem outros conhecimentos, realizam uma reciclagem do que já lhe era familiar. Os colaboradores têm a possibilidade de comunicação com outras áreas da empresa e com outros níveis de hierarquia.

Ao investir em treinamentos e cursos, a equipe apresenta maior engajamento, entrosamento e produtividade, tornando os fluxos mais eficazes e ágeis.

  • Colaboradores renovando conhecimento constantemente;

Diversas empresas que possuem a Universidade Corporativa, incentivam os colaboradores à darem continuidade de forma independente, realizando outros cursos, que, além de agregar o currículo, contribui para que os profissionais sejam cada vez mais qualificados.

  • Interesses profissionais alinhados com os objetivos da empresa;

O colaborador que possui acesso à universidade corporativa, alinha os interesses tanto profissionais, quanto pessoais, com os da empresa. Os cursos e treinamentos disponibilizados além de repassar conhecimento, enfatizam valores, instigam comportamentos e alinham os propósitos com a corporação.

  • Gerar economia.

É possível gerar economia para a empresa a partir das Universidades Corporativas. Ao investir em uma Plataforma EaD, são dispensados espaços físicos para treinamentos e cursos, pois serão ministrados à distância.  Podemos citar também a facilidade dos colaboradores em acessar o material, visto que poderá ser acessado de qualquer lugar, não necessitando de deslocamento ao local que seria efetuado o curso.

São diversos benefícios que a empresa possui em adotar uma Universidade Corporativa. Mas, como implantar?

Como implantar a Universidade Corporativa na minha empresa?

Após entender o objetivo e os benefícios da Universidade Corporativa, é preciso conhecer as necessidades de sua empresa. Um treinamento com testes de conhecimento? Um curso de aprofundamento das regras e normas da empresa? Talvez um treinamento com todos os fluxos e demandas? Ou até mesmo um curso de qualificação profissional para seus colaboradores?

Dentre tantas opções, é primordial a escolha a partir das necessidades que foram observadas, sendo necessário verificar as principais demandas a serem abordadas no curso ou treinamento. Pode ser feito de forma setorial ou na empresa como um todo. É importante a coparticipação de entre os líderes dos setores, até mesmo do RH, para que o curso seja realizado de forma eficaz.

Pode ser realizado também um estudo para entender o perfil dos colaboradores, verificando seus interesses profissionais, onde será realizado um curso que beneficie tanto o colaborador, quanto a empresa. É imprescindível também reconhecer os gargalos da firma, para que sejam sanados por meio da Universidade Corporativa.

A partir daí é necessário buscar uma plataforma EaD que atenda às necessidades verificadas. Uma plataforma que abrace todas as exigências necessárias para que o curso seja ministrado de forma proveitosa e qualifique ainda mais seus colaboradores.

Após a escolha da plataforma EaD que mais se adeque às exigências da empresa, é fundamental investir em conteúdo. Vídeos, reuniões, videoconferências, artigos, chats, simulados e demais materiais precisam estar alinhados com o objetivo do curso.

Posteriormente, será verificado os resultados desse processo. Para isso, os líderes precisam atuar juntamente com os colaboradores para que tenha um melhor resultado, garantindo a funcionalidade do curso. A empresa terá o retorno de como o curso ou treinamento impactou seus colaboradores, se existem outras demandas a serem tratadas, como aumentou a produtividade e satisfação dos profissionais, gerando assim um melhor resultado e trazendo mais clientes para a empresa. Todas essas questões serão respondidas de forma positiva, auxiliando em futuros cursos e treinamentos, onde será possível gerar mais e melhores lucros.

Conclusão

Como consequência, a Universidade Corporativa será um investimento para qualificação dos profissionais. A empresa terá um melhor resultado, trazendo maior satisfação também para os clientes. É necessário planejar e seguir o passo a passo para que seja feito no momento certo e da melhor forma possível, por esse motivo vamos te apresentar a Plataforma EaD desenvolvida perfeitamente para sua empresa. Totalmente segura, personalizável, completa e de última geração, onde é possível gerar relatórios de seus colaboradores, comparar resultados, emitir certificados, dentre tantas outras vantagens. Acesse por esse link e dê o primeiro passo.