A importância do certificado no seu curso online

A importância do certificado no seu curso a Distância

Quando pensamos em cursos EAD existe uma certa dúvida a respeito do certificado.
Será que possui validade? Será que é igual um curso presencial? Será aceito para alguma vaga de trabalho?

Quando escolhemos nos qualificar, a primeira coisa que pensamos é no conhecimento que vamos adquirir e a próxima é claro, algum tipo de documento que comprove que esse conhecimento foi adquirido.

A prova documental vale tanto para o aluno, quanto para o mercado de trabalho, ou até mesmo para alguma comprovação documental.

Quando um aluno escolhe um curso a Distância ele precisa de um comprometimento da mesma forma que um curso presencial, ou até mesmo um comprometimento maior, já que o aluno precisa de toda uma organização para estudar sozinho.

Em 1996 foi criada no Brasil a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB 9394/96), a lei prevê a existência dos cursos a Distância, os cursos são tanto para educação básica quanto para educação superior, podendo ser cursos livres, técnicos, graduação e pós- graduação.

Os certificados dos cursos a Distância precisam ter o mesmo valor dos cursos presenciais, ou seja o certificados estão previstos em lei e sua validade deve ser aceita.

Quando o certificado de um curso EAD é emitido ele não possui especificações que o seu curso foi feito a Distância, mais um motivo para você não se preocupar, são documentações padronizadas, já que seguem uma única legislação.

Outro ponto a ser observado é que o curso EAD é criado com a mesma duração da sua modalidade presencial, ou seja, sua duração também é pré-determinada.

O seu certificado também pode ser apresentando em concursos públicos, é importante observar o edital para conferir as especificações, referente a duração dentre outros pré-requisitos.

Já se tratando de cursos livres, mesmo possuindo certificados válidos, eles não são reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC), são cursos que se encaixam na modalidade de educação não-formal, são mais focados na qualificação de um profissional.

O certificados devem possuir algumas informações importantes, como: Nome, CPF, carga horária, notas, CNPJ da instituição bem como a assinatura do seu representante, é importante que o certificado também tenha a chave de autenticidade, um recurso que atesta se o documento é autêntico.

O Certificado é o documento que prova que você estudou e uma instituição de acordo com as leis do Brasil, não possuindo qualquer diferença entre um curso presencial ou a distância.

Deixe seu comentário: