Universidade corporativa: 7 empresas que atingiram o sucesso

Como visto em artigos anteriores, a universidade corporativa vem crescendo cada vez mais. Empresas interessadas em promovem um ambiente de crescimento, aprendizagem e compartilhamento de conhecimento, vem buscando implantar a universidade corporativa em suas rotinas.

O investimento na educação corporativa traz um retorno excepcional, não somente com os funcionários, mas para própria empresa, podendo ser a curto, médio e longo prazo.

Lembrando que não existe apenas uma forma de implementar a universidade corporativa em sua empresa. Depende das necessidades verificadas e de quais objetivos pretende-se atingir.

Nesse artigo, vamos falar sobre 7 empresas que implantaram a Universidade Corporativa e atingiram o sucesso. Mas, antes disso, vamos recapitular o conceito de Universidade Corporativa?

O que é uma Universidade Corporativa?

É uma instituição que objetiva o desenvolvimento de habilidades nos funcionários por meios de treinamentos e cursos. Aplicados de forma EaD, trazem benefícios quase que imediatos para os funcionários e para a empresa.

Ao implementar uma universidade corporativa em sua empresa, você terá colaboradores mais motivados, onde serão desenvolvidas novas habilidades neles, os interesses serão alinhados, a cultura e os valores da empresa serão difundidos no dia a dia, e além de tudo isso, ainda será gerado economia para a empresa.

São diversos benefícios, correto? Ficou interessado em saber quais as empresas atingiram o sucesso por meio de uma Universidade Corporativa? Então vem com a gente e continue lendo esse artigo!

7 empresas que atingiram o sucesso

Já recapitulamos o conceito e repassamos alguns dos benefícios, agora vamos ver os 7 exemplos de empresas que atingiram o sucesso ao implementarem uma universidade corporativa.

  1. Universidade Ambev

    Criada em 1995, a Universidade Ambev, antiga Universidade Brahma, é responsável por treinar e capacitar os colaboradores da empresa. É fundamentada em três eixos: liderança e cultura, funcional e método. Cada um desses eixos possui sua própria sequência de aprendizagem.A atual plataforma é inspirada no Netflix, onde são oferecidos conteúdos em vídeo, texto, áudio, live e ainda conta com redes sociais como Tik Tok e Instagram. Essa gama de opções é feita para estimular os colaboradores a adotarem a forma de ensino que mais lhe agrada.

  2. Petrobrás

    A estatal brasileira Petrobrás atua com exploração e produção de petróleo e gás natural. Por esse motivo é difícil achar colaboradores capacitados a atuarem nessa área. A universidade foi implantada para contornar a situação. A instituição forma os funcionários e os molda de acordo com as necessidades da empresa. Atualmente a empresa conta com aproximadamente 40 mil colaboradores, onde a grande maioria passou pela universidade antes de iniciar o trabalho. A universidade conta com plataformas de ensino à distância, salas de aula, laboratórios especiais e auditórios para conferências, além de oferecerem bolsas de incentivo à pesquisa.

  3. Leroy Merlin

    A empresa Leroy Merlin aderiu a universidade corporativa de um modo diferente, onde os próprios colaboradores são os propulsores do conhecimento. Chamados de multiplicadores, os instrutores internos são formados tecnicamente e pedagogicamente. Como eles conhecem a realidade da empresa, tornam o aprendizado mais fácil, podendo focar nos maiores problemas que os demais colaboradores têm no dia a dia.

    Além dos multiplicadores, a instituição oferta vídeoaulas, laboratórios e feiras, demonstrações à fornecedores e mentorias de atendimento. Também é aplicado a gamificação.

  4. Universidade Corporativa da Caixa Econômica Federal

    Implementada em 2001, busca promover ações que estimulem e viabilizem o desenvolvimento das competências de colaboradores, clientes, parceiros e da comunidade. A instituição oferece seminários, cursos e ações de aprendizagem à distância, programas de desenvolvimento gerencial e para atendimento ao cliente, bolsas de estudos para conclusão de graduações, incentivo ao mestrado, doutorado e idiomas estrangeiros. Atualmente são cerca de 100 cursos ministrados presencialmente e à distância, sobre variados temas, como por exemplo serviços financeiros e cidadania corporativa. Atualmente também é um dos maiores exemplos da universidade corporativa no Brasil.

  5. Googleplex

    A universidade corporativa do Google, a Googleplex, é uma das mais inovadoras e criativas da América. A instituição habilita os colaboradores a explorarem interações com os demais enquanto aprendem, assim como em uma universidade convencional. Ela também permite que os colaboradores invistam em tempo profissional em outros projetos relacionados a empresa. Isso aumenta a produtividade e engajamento dos colaboradores e cria novas tecnologias para o Google.

  6. UniBB

    É uma das primeiras universidades corporativas criadas no Brasil, existe desde 1965. Existem diversas unidades e plataformas espalhadas pelo país, onde oferecem ambientes de aprendizagem para desenvolvimento profissional e pessoal. A universidade do Banco do Brasil visa concretizar a visão do futuro para o banco, atingir os objetivos estratégicos e desenvolver crenças e valores. Ela utiliza as práticas do ensino à distância para estruturar seus cursos.

  7. Universidade Apple

    A Apple ensina seus colaboradores a criarem coisas inovadoras e a pensarem de forma diferente por meio da universidade corporativa. O objetivo é cativar nos colaboradores a cultura da empresa e ensiná-los sobre a sua história. A procura é grande, mesmo que a participação não seja obrigatória. Os funcionários são preparados para assumirem funções de liderança e assumir riscos de maneiras visionárias.

Esses foram 7 exemplos das melhores Universidades Corporativas espalhadas pelo Brasil e pelo mundo. Inspirador, não é mesmo? Nós da Estado Virtual vamos te ajudar a dar o primeiro passo. Entre no link e se inscreva para maiores informações.