Gestão de clima organizacional: 5 dicas melhorá-la

O clima organizacional está diretamente ligado a como o colaborador enxerga a empresa. A cultura, normas, costumes, valores, atitudes e padrões de comportamento formais e informais influenciam diretamente nessa percepção. O clima organizacional tem a ver com as experiências que são oferecidas aos colaboradores, que impactam diretamente no nível de satisfação, motivação e engajamento.

Melhorar o clima organizacional traz para seus colaboradores maior satisfação e aumento de produtividade, o que gera profissionais mais motivados, e, consequentemente, melhores resultados para a empresa.

Nesse artigo vamos explicar como gerir a gestão de clima organizacional e 5 dicas para melhorá-la. Confira!

O que é gestão de clima organizacional?

É uma ferramenta estratégica, que, aliada a boas práticas, tem como objetivo medir o grau de satisfação e motivação dos colaboradores e manter o ambiente saudável.

A gestão de clima organizacional busca entender a experiência dos funcionários e identificar oportunidades de torná-la melhor. Isso engloba, por exemplo, materiais disponíveis, equipamentos de trabalho, conflitos internos, relações interpessoais e reconhecimento dentro da empresa.

Como criar um bom clima organizacional?

Como o clima organizacional possui um caráter subjetivo, é difícil definir exatamente como o colaborador se sente em relação à empresa. Por esse motivo é importante estar sempre de portas abertas para o diálogo e fazer análises constantes sobre o clima.

Pontos cruciais podem ser analisados pela própria empresa, como por exemplo a estrutura de trabalho, se o salário está na média do mercado e se há confiança entre os colaboradores e gestores. Todos esses pontos influenciam diretamente o clima organizacional da empresa.

Colaboradores satisfeitos ficam mais motivados e produtivos, isso gera melhores resultados para a empresa, que pode, inclusive, trazer mais lucro.

Principais problemas da falta de gestão de clima organizacional

Como dito anteriormente, a insatisfação dos colaboradores pode trazer consequências e problemas para a própria empresa. Por esse motivo trouxemos os principais problemas que a falta de gestão de clima organizacional. Vamos lá?

Falta de comprometimento

A insatisfação dos colaboradores influencia diretamente no comprometimento da equipe. Se a empresa não preza pelo bom clima organizacional e mantém um ambiente não favorável, o colaborador não irá “vestir a camisa” da empresa. Em outras palavras, o colaborador age por pura obrigação e não está alinhado com os objetivos da empresa.

Diminuição da produtividade

Se a empresa não possui um ambiente propício para a execução das tarefas, a produtividade diminui consideravelmente. Formas de cobrança, relação com gestores, salários abaixo da média também podem influenciar na produtividade.

Caso a empresa tenha uma comunicação aberta e motive seus colaboradores, será mais fácil de resolver os problemas apenas com a conversa. O colaborador poderá expor abertamente suas insatisfações e a empresa terá o direito de resposta, chegando à um consenso sobre os pontos levantados. A partir daí a produtividade aumentará, já que o colaborador terá a sensação de “ser ouvido” dentro da empresa.

Insatisfação profissional

Quando o colaborador se sente desvalorizado profissionalmente, cria uma barreira para o alto rendimento. Isso pode se dar principalmente pela relação com os gestores. Desmotivado e insatisfeito, o colaborador tem a ideia que a empresa não enxerga o seu valor.

Aumento do turnover

Colaboradores insatisfeitos almejam sair da empresa. Dessa forma, estão sempre em busca de outras oportunidades, o que aumenta o turnover. Isso traz diversos problemas para a empresa.

Em relação às finanças, muito dinheiro é perdido quando se tem inúmeros processos de admissão e demissão, além de a imagem ficar manchada no mercado. A gestão de clima organizacional é essencial para conter as inúmeras saídas dos colaboradores.

Como melhorar a gestão de clima organizacional?

Visto tudo que foi explicado nesse artigo até agora, deu para entender a importância da gestão de clima organizacional, correto? Vamos ver alguns passos para melhorá-la?

  1. Realize uma pesquisa de clima organizacional

    Para conseguir melhorar alguma coisa, primeiramente é preciso saber o que precisa ser melhorado. Dentro da empresa, a pesquisa de clima organizacional traz essa ideia. Será possível coletar opiniões e fazer um diagnóstico sobre a percepção dos colaboradores da empresa. A partir daí é possível identificar quais ações precisam ser feitas para melhorar o clima da organização.

    Alguns exemplos de fatores a serem analisados:

    • Maneira a qual as tarefas são divididas;
    • Capacitação dos colaboradores;
    • Qualidade no relacionamento entre colaboradores e gestores;
    • Qualidade do local de trabalho;
    • Entre outros.
  2. Valorize a equipe

    A valorização profissional é essencial para manter os colaboradores comprometidos e engajados dentro da empresa. Quando eles percebem a sua importância e se sentem reconhecidos, aumentam a produtividade e alinham seus objetivos com os da empresa.

    Isso pode ser feito de diversas formas, como por exemplo oferecendo benefícios, readequando colaboradores para a função correta, incentivo à realização de cursos e formações, ou até mesmo um elogio sincero em relação ao bom trabalho desenvolvido pela pessoa.

  3. Capacite seus colaboradores

    A capacitação adequada dos seus colaboradores traz diversos benefícios para a empresa. A carreira é constantemente desenvolvida e as pessoas ficam mais satisfeitas. Isso pode ser feito por meio de treinamentos corporativos e incentivos à realização de cursos diversos.

  4. Mantenha uma boa estrutura de trabalho

    Para que as atividades sejam desenvolvidas de forma exemplar, é preciso que as condições de trabalho proporcionem isso. Todo colaborador precisa do mínimo de estrutura para conseguir realizar seu trabalho com qualidade.

    Quando o profissional sabe da sua capacidade e é barrado pelas condições precárias que impedem de realizar suas tarefas efetivamente, é facilmente desmotivado. Dessa forma, empresas que investem em estrutura, potencializam as habilidades e talentos de seus colaboradores.

  5. Invista em capital humano

    O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo. Por esse motivo, empresas que investem no seu capital humano se destacam. A gestão de clima organizacional permite que seja feita uma análise para criar estratégias que foquem principalmente em seu capital humano.

    Criar um ambiente agradável e adequado onde todos são valorizados é um combustível para enfrentar as adversidades que são enfrentadas dia a dia nas empresas.

Conclusão

A gestão de clima organizacional é importantíssima para sua empresa. Além de motivar os colaboradores, traz maior produtividade, mais resultados e lucros.

Vai aplicar na sua empresa? Com essas 5 dicas ficará muito mais fácil!

Continue acompanhando nosso blog para mais artigos interessantes!