como fazer curso online

O que eu preciso fazer para dar cursos online

Cursos online multiplicam-se na internet a cada dia. E se você acha que é preciso ser um “papa” em determinado assunto para poder lançar o seu curso, saiba que isso não é verdade. Pessoas de todos os níveis de conhecimento estão a todo instante procurando os mais variados conteúdos na internet.

Então o que você sabe pode servir para alguém.

Mas como criar e vender um curso online?

Dicas para produzir seu curso online

Algumas DICAS de como produzir e vender o seu curso online

  • Defina bem o conteúdo
  • Faça uma análise do seu público alvo
  • Crie uma campanha
  • Ofereça formas de pagamento rápidas e seguras
  • Abra um canal para discussão

“A mente que abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original – Albert Einstein”

Defina bem o conteúdo

Para produzir o seu curso online primeiro é preciso que você saiba bem o que pretende passar para o seu público. O curso tem que abordar temas de maneira bem organizada e apresentar uma ementa a ser seguida. Já no índice ou na apresentação do curso você deve informar ao aluno o que ele vai encontrar e qual o nível de informação.

Divida as aulas em tópicos/capítulos/temas e no final de cada um crie uma forma de avaliação para que o aluno possa mensurar o seu nível de aprendizado.

Faça uma análise do seu público alvo

Dificilmente você vai vender um curso de pintura em tela para uma pessoa que jamais se interessou por artes e que seu perfil é mais voltado por exemplo para esportes. Não que um esportista não possa gostar de arte, é apenas um exemplo. Mas se você conhece o perfil do seu público é mais fácil saber o que eles estão procurando.

Portanto trabalhe bem dentro do seu nicho de atuação e encontre/gere os leads mais qualificados por meio das mídias sociais e também de um blog voltado para o assunto de interesse. As suas chances de vender o seu curso aumentaram consideravelmente.

Crie uma campanha

Trabalhe bem o seus contatos e crie campanhas para divulgar o seu produto. Algumas boas ferramentas são e-mail marketing, divulgação no instagram, facebook e um blog especializado também é uma ótima opção. Mantenha o seu canal na internet sempre ativo e produzindo conteúdo de valor a fim de atrair possíveis compradores dos seus materiais.

Ofereça formas de pagamento rápidas e seguras

Depois que você definiu como o seu curso seria produzido e já sabe para quem oferecer e como atrair cada vez pessoas interessas, é preciso o oferecer um meio de pagamento fácil, mas totalmente confiável. As pessoas ainda desconfiam de compras por meio da internet, apesar do número de pessoas que utilizam esse meio para obter produtos está aumentando cada vez mais. Pesquisa realizada pela e-commerce Brasil aponta que 78% consumidores online consideram seguro comprar pela internet.

Para isso existem diversas empresas especializadas em pagamentos online que facilitam essas transações e passam mais segurança para os consumidores.

Veja algumas formas de oferecer pagamentos online com segurança aqui 

Abra um canal para discussão

Por fim abra um canal para troca de ideias entre você e seus alunos. Assim eles estarão sempre em contato, sabe aquela máxima de quem não visto não é lembrado. E além disso você poderá ter um feedback da qualidade do seu conteúdo e que eles esperam de uma próxima versão ou de cursos mais avançados.

Não tenha medo de colocar em prática aquilo você sabe fazer. Comece a escrever ou gravar o seu curso. Ainda existem empresas especializadas no assunto que podem ajudar a produzir e divulgar suas ideias. O mercado digital ou do infoproduto não para de crescer.

Mãos à obra, pois você tem muito a produzir.

Deixe seu comentário: