O futuro dos cursos online na área da saúde

Cursos_IBAP

O mundo da saúde está em constante evolução. Desde avanços no tratamento assistido por medicamentos até a maneira como avaliamos e examinamos doenças mentais graves, a tecnologia e a medicina estão possibilitando às pessoas uma vida mais longa e saudável. No entanto, essas novas abordagens em saúde e serviços humanos não são as únicas coisas inovadoras que acontecem no campo. Seja diretamente na medicina, como no ensino da biomedicina, exames laboratoriais, farmácia ou enfermagem, a inovação é necessária.

O e-learning, ou aprendizado de EAD, por meio de cursos e formações continuadas, está mudando a maneira como você contrata e contrata biomédicos, enfermeiros e farmacêuticos. Permite treinar enfermeiros e técnicos em enfermagem em tratamentos baseados em evidências, leitura de exames e os procedimentos mais adequados em doenças específicas.

Os cursos online em saúde também tem se mostrado cada vez mais importante como formação complementar. Permitem que especialistas possam desenvolver formações específicas sobre temas que dificilmente seriam abordados em outras formações.

Por que se importar com as inovações na aprendizagem em saúde?

Pense na maneira como as crianças e jovens estão aprendendo nas escolas de ensino fundamental e médio:

  • Eles estão pesquisando no Google para aprender sobre Napoleão, em vez de vasculhar a enciclopédia de capa dura ‘N’ ou usar um CD-ROM da Enciclopédia Britânica;
  • Eles estão usando o Microsoft Word ou o Google Docs para digitar relatórios de livros em vez de relatórios manuscrito;
  • Eles estão usando tablets em suas mesas em vez de esperar para usar o laboratório de informática;
  • Eles estão usando ferramentas de comunicação online para colaborar com estudantes de outros estados do Brasil e outros países, em vez de conhecer apenas outros alunos na sala de aula.

No Brasil, o crescimento constante dos cursos EAD, seja no ensino acadêmico ou cursos técnicos. A partir de 2022 a perspectiva é que já existam mais estudantes online que presenciais no Brasil.

Tecnologia no ensino da saúde

A tecnologia está influenciando a maneira como estamos ensinando e aprendendo, facilitando o compartilhamento, o acesso e o processamento de informações. Para organizações de saúde, isso é enorme!

Nas últimas décadas, a aprendizagem na área da saúde fez grandes progressos em como enfermeiros, médicos, conselheiros, biomédicos e profissionais de saúde usam a tecnologia para receber exames e laudos, manter suas certificações e manter-se atualizado sobre as melhores práticas em seu campo.

Mas essa não é a única coisa inovadora na aprendizagem em saúde. É também o lançamento de cursos que preenchem a lacuna na aprendizagem (baseada em cenários, simulação, etc.), a capacidade de personalizar o aprendizado para as necessidades educacionais de uma pessoa específica e métodos para melhorar a retenção de materiais do curso.

Aprender que preenche a lacuna do saber-fazer

Quando se trata de treinamento, os melhores cursos devem não apenas ajudar sua equipe a aprender ou aprimorar suas habilidades, mas também aplicar essas mesmas habilidades quando necessário.

Por exemplo, você pode aprender a inserir um IV lendo um livro de medicina, mas não saberia exatamente o que fazer sem a prática aplicada. E prática repetida nisso. Essa prática aplicada é o que ajuda sua equipe a converter essas habilidades em memória, permitindo a inserção eficiente de um IV sempre que necessário.

Para algumas habilidades, no entanto, a prática aplicada é mais difícil de encontrar. Reduzir a escala de um paciente hostil ou de um membro da família não é algo que sua equipe faz todos os dias, talvez nem todos os meses. A aplicação de táticas de remoção de escalação pode não ser tão fácil para elas.

É aí que entram os cursos que ajudam a colmatar a lacuna do conhecimento. Os cursos baseados em simulação e cenário fornecem aos alunos o espaço para aprender novas habilidades E aplicá-las criticamente em uma situação relevante.

Para os médicos de saúde comportamental, o aprendizado baseado em cenários e o treinamento de simulação oferecem um local seguro para praticar suas habilidades – algo que eles podem não receber de um curso de treinamento tradicional. A capacidade de praticar não apenas reforça as habilidades aprendidas, mas também melhora sua confiança ao aplicar as mesmas habilidades a uma situação da vida real.

Outros benefícios do treinamento em simulação e aprendizado baseado em cenários incluem:

  • Feedback instantâneo: com base em uma ação que um aluno realiza, ele recebe um feedback consistente e rápido para informá-lo por que a ação escolhida foi correta ou não.
  • Interativo e envolvente: esse tipo de curso é altamente interativo. Os alunos estão tomando decisões ativamente, não apenas lendo e ouvindo.

Aprendizado personalizado para o usuário

Quando você é obrigado a fazer cursos de treinamento específicos a cada ano, pense na HIPAA e na competência cultural, aprender as mesmas informações repetidamente pode parecer redundante, desgastante e demorado. Isso pode impedir que sua equipe receba as informações – e mais importante, as aplique – quando necessário.

É aí que entra o aprendizado personalizado.

O aprendizado personaliza os planos de integração e treinamento com base nos pontos fortes, necessidades, habilidades e interesses de um aluno. Essa abordagem inovadora de aprendizado facilita o treinamento exato de cada membro da equipe e reduz o tempo de assento, pois eles não estão gastando tempo aprendendo o que já sabem.

Aprendizado que usa a neurociência para melhorar a retenção

O tempo é valioso e os profissionais de saúde comportamental e comunitária têm quantidades limitadas para gastar em treinamento. Quando o fazem, de quanto se lembram, devido às demandas do dia a dia? Como esquecemos quase 70% do que aprendemos dentro de 24 horas, é provável que a equipe não consiga absorver e assimilar o que aprendeu. A informação é perdida (para não mencionar os dólares que você gasta nela).

A incorporação de um método científico do cérebro chamado “espaçamento e teste” em seu treinamento pode ter efeitos duradouros e sustentáveis ​​no desempenho do trabalho. Ele funciona fornecendo uma série de perguntas aos funcionários durante uma cadência predeterminada, geralmente por um período de 30 dias, após o término de um curso. As perguntas são enviadas para despertar a memória e melhorar o desempenho. Fornecer à equipe essas perguntas nos dias que se seguem ao treinamento lhes permite armazenar o conhecimento. 

Aprendizado que melhora os resultados de saúde

Por fim, o objetivo do EAD na área da saúde é melhorar os resultados de saúde da sua organização. Quando uma equipe está totalmente equipada com o conhecimento necessário para lidar com toda e qualquer situação, o nível de atendimento (incluindo a reputação de uma organização) aumenta drasticamente.

E com mais empresas “medindo o impacto do aprendizado”‘ em vez do tempo de assento, o tipo e a qualidade do treinamento fornecido para uma equipe devem corresponder às necessidades e funções do tipo de aprendizado, tornando as informações como úteis. Assim é mais provável que elas as retenham proveitosamente.

Por fim, não custa lembrar que boas capacitações ou ações para treinamento de ensino à distância exigem boas plataformas EAD, aliadas a uma metodologia eficiente.

Deixe seu comentário: