Como montar um Curso Online

Como montar um curso EAD ou vídeo aula

Como montar um Curso Online

Começando a criar seus vídeos para internet

Para começar a gravar vídeos para a internet, o professor/palestrante terá de se atentar a 3 equipamentos básicos, Câmera, Microfone e Iluminação. Um vídeo é o registro de uma sequência de imagens acompanhadas de áudio. E imagem por sua vez é o registro da impressão da luz. Sendo assim começaremos pela iluminação:

Iluminação

Sem uma iluminação correta até mesmo a melhor câmera pode gravar imagens ruins, então para evitar desperdício de tempo e energia, certifique-se que seu ambiente esteja devidamente iluminado. Não há necessidade de comprar equipamentos caros, um abajus ou spots com uma lâmpada comum podem dar o efeito desejado. Lembrando que quanto mais luz, mais limpa a imagem será, e quanto menos luz mais granulado ficará. O excesso de luz também pode “estourar” a imagem. Sendo assim, recomendamo colocar a fonte de luz em ambos os lados câmera, há uma distância razoável para favorecer uma ótima imagem. Sendo que o ajuste final poderá ser feito aproximando ou afastando a fonte de luz do objeto a ser filmado.

Na figura acima Temos um esquema simples para montar uma vídeo aula em uma sala, onde o professor ficar ao centro do cenário, a câmera fica a sua frente à altura de seu rosto para dar enquadramento, dois abajus com lâmpadas frias (fluorescentes brancas de 20 a 24 watts) .

A luz principal ficará mais próxima, podendo ser na própria mesa do professor com um ângulo de 45º em relação à câmera, enquanto a luz de preenchimento ficará um pouco mais atrás com um ângulo de 60º graus com a câmera, conforme a figura acima. Esses valores são aproximados, o importante aqui é que o professor fique bem iluminado e sem sombras. Um efeito bem interessante é a luz de fundo.

Um abaju com uma luz azul, amarela ou qualquer cor diferente de branca irá ressaltar o contorno do professor em relação ao fundo da imagem. Essa lâmpada pode ser de qualquer potência, o importante aqui é que a fonte de luz (o abajur ou spot) não seja captado pela câmera.

A luz principal e a luz de preenchimento devem ser suavizadas. Para isso basta colocar uma folha de papel-manteiga à frente da sua fonte de iluminação. A fixação do papel manteiga pode ser feito com fita adesiva na própria estrutura do abajur caso o mesmo não tenha de ficar uma hora ou mais ligada direto.

iluminação para vídeos - lampadas

Câmeras

A aquisição da câmera para seus vídeos não precisa contemplar o equipamento de ponta do mercado. Com menos de R$ 2.000,00 é possível comprar um equipamento de ótima qualidade e que dará conta do serviço para você que está começando.

Uma boa alternativa é comprar equipamento usado, que ainda terá uma vida útil longa e atenderá suas necessidades tanto quanto um novo.

HDSLR – São as câmeras que utilizam espelhos para que o visor mostre exatamente a imagem a ser registrada, com a exata quantidade de luz que será capturada. Essa tecnologia veio das câmeras SLR (analógicas), que evoluíram para as DSLR(digitais) e chegaram às HDSLR que usam o mesmo sistema porém fazem vídeo em HD. Devido à qualidade HD dessas câmeras e à precisão das imagens, os modelos que iremos sugerir são desse tipo.

    • Cannon EOS T5 – Essa câmera suporta a troca de lentes, grava em Full HD 30 FPS, tem alta qualidade de imagem com boa iluminação e baixo custo. O que pode incomodar um pouco é que grava apenas 12 minutos contínuos, tem baixa qualidade de imagem se a iluminação não estiver acertada, não possui entrada p2 para microfone externo e o foco automático é lento;

    • Cannon EOS T3i – Também é uma câmera de baixo custo pela resolução apresentada. Grava em Full HD 30 FPS mas precisa de iluminação acertada para explorar o melhor de suas imagens, possibilidade de troca de lentes, display que gira e possui entrada p2 para microfone externo. A desvantagem é gravar apenas 12 minutos contínuos, ser sensível a baixa luminosidade e ter o foco automático lento;

    • Cannon EOS T5i – Também é uma câmera de baixo custo pela resolução apresentada. Grava em Full HD 30 FPS mas precisa de iluminação acertada para explorar o melhor de suas imagens, possibilidade de troca de lentes, display que gira e tela touchscreen, e possui entrada p2 para microfone externo. A desvantagem é a sensibilidade à baixa luminosidade e foco automático lento;

    • Cannon 70D – Grava em Full HD 30 FPS mas precisa de iluminação acertada para explorar o melhor de suas imagens, display gira para visualização, possui entrada P2 para microfone externo, possui comandos na tela touchscreen, o foco automático mais rápido do mercado, possui APP para controle via wifi. O ponto negativo aqui é o preço, perto do dobro das anteriores, não faz imagens tão boa com baixa luminosidade;

    • Cannon 6D – Grava em Full HD 30 FPS inclusive com baixa luminosidade sem granular, tem a possibilidade de trocar de lentes e possui entrada p2 para microfone. A desvantagem é não ter touchscreen, a tela não gira e preço mais alto;

    • GoPro Hero 4 Black edition – Câmera pequena, versátil, pode ser facilmente levada a qualquer lugar, pode fazer imagem até embaixo d’água, possui vários acessórios de suporte e fixação, Resolução de 4k ou 1080 com 30 FPS, e valor um pouco maior que as câmeras de entrada e possui controle via APP. Um pouto negativo é não ter como adaptar lentes, seu microfone exige um conector especial e a bateria tem duração média de 30 minutos contínuos;

    • Webcam Logitech c920 – Como vantagem tem a alta resolução, Full HD, baixo custo e fácil fixação em monitores ou tripés. Como desvantagem ela oferece poucas possibilidades de ajuste que é feito através de software próprio.

Convém ressaltar que estes modelos e marcas de câmeras são apenas uma pequena amostra do que existe no mercado, mas que já testamos e/ou temos algum conhecimento. Existem várias marcas boas, com vários modelos bons que dão para começar esse empreendimento. É quase impossível conhecer todas as marcas e modelos. O mais importante aqui é pegar uma câmera Full HD ou maior, com 30 FPS ou mais, e com maior tolerância a baixa luminosidade possível. E se atentar a quantos minutos consecutivos ela poderá gravar. Cada local o suporte a certa marca ou modelo de equipamento pode ser mais fácil ou difícil, e cabe a cada um escolher o caminho que melhor se adéque ao seu negócio.

Microfones

A aquisição de um microfone é muito importante para quem quer fazer vídeo-aulas ou apresentações através de vídeos pois, um som de qualidade baixa tem um alto poder de desestimular o aluno de continuar a assistir. Um vídeo com áudio contendo ruido, de baixa qualidade, chiando ou falhando, não passa credibilidade a quem está assistindo. Com microfones das câmeras (internos) é muito fácil ocorrer esse tipo de problema, por isso recomendamos que se compre um microfone de qualidade razoável para fazer os seus vídeos. Afinal o seu aluno terá de prestar atenção neles e é mais fácil prestar atenção em um vídeo ruim com áudio bom do que o contrário.

A primeira dica sobre áudio é, grandes ambientes vazios tendem a ter muito eco, e isso derruba a qualidade de seu áudio. Procure fazer o vídeo em uma sala menor, com vários móveis bem distribuídos. Um local assim vai facilitar não só o ajuste do áudio como também o da luz.

Recomendamos também a utilização do microfone AudioTechnica ATR3350. Ele possui uma boa qualidade para quem está começando e um preço acessível. Mas da mesma forma que a câmera, existem outras marcas e modelos que podem atender perfeitamente.

Outro fator importante após a gravação é saber onde hospedar o seu vídeo, com qualidade e segurança;

Deixe seu comentário: