Como Evitar a Procrastinação

Como Evitar a Procrastinação

Quem nunca adiou a inscrição da academia?

Ou adiou aquele projeto pessoal?

E até mesmo deixou para última hora toda a matéria daquela tão temida prova?

Se você já fez alguma dessas coisas ou tinha em mente um projeto claro, algo específico e quando viu já estava fazendo outra coisa, algo mais simples ou até mesmo mais prazeroso então você sabe bem o que significa PROCRASTINAR.

Procrastinação segundo o dicionário é o ato ou efeito de procrastinar; adiamento, demora, delonga.

Ou seja, deixar pra depois aquilo que deveria ser feito agora.

Procrastinar nem sempre é ficar sem fazer nada, as vezes é colocar outras tarefas na frente daquela mais importante ou mais difícil, pra se ter a falsa sensação que você está produzindo.

A Procrastinação é algo natural do ser humano, porque o cérebro busca uma recompensa imediata e assim acaba  trocando  tarefas que dão um resultado no presente por tarefas que têm resultado à longo prazo, sendo assim não existe um modo de eliminá-la totalmente da sua vida, o que se pode fazer é combatê-la.

Continue lendo e saiba quais são os 5 passos para combater a procrastinação:

  1. Lista de tarefas
  2. Divisão de tarefas
  3. Foco
  4. Metas
  5. Hábitos

Mas o que posso fazer para combater a procrastinação?

Lista de tarefas

Crie uma lista de tarefas para definir o grau de importância para as atividades e para pensar com mais clareza. E claro que não há nada mais prazeroso que ir riscando as que forem executadas.

Divisão de tarefas

Precisa ler um livro? Não pense como um todo comece estipulando uma página por dia e siga aos poucos e assim você começa a criar uma disciplina e logo estará lendo mais páginas do que estipulou pelo simples fato de apenas ter começado.

Foco

Foque no que precisa ser feito, ignorando todo o ambiente ao redor, se concentre somente na tarefa a ser executada e a execute, não permita que outras coisas chamem sua atenção, se for preciso deixe tudo estrategicamente organizado para executar sua tarefa, vai escrever? Escolha todo o material e deixe perto, para evitar interrupções desnecessárias.

Metas

Crie uma meta pessoal possível de ser cumprida, não adianta criar metas impossíveis de serem executadas, não estenda, cumpra dentro do prazo estabelecido. Por isso a importância de criar metas que sejam executáveis, se você estabelece algo que não pode ser executado dificilmente irá resolver seu problema com a procrastinação.

Hábitos

Crie hábitos, poucos para que possa executá-los da melhor forma possível, com excelência e dedicação ou melhor transforme maus hábitos e bom hábitos, crie novas rotinas.

Se você observar bem não é tão difícil combater esse mau hábito da procrastinação.

“Quem não termina nada não alcança nada”.

Pense nisso e comece a colocar agora mesmo todas a dicas em prática, e comece o quanto a gravar o seu curso de ensino a distância, só não vale procrastinar.

Deixe seu comentário: