Como criar um curso online?

Como criar um curso online?

Com o crescimento rápido da internet nos últimos anos no Brasil e no mundo os cursos online vêm ganhando grande visibilidade no mercado. Esse tipo de curso acaba sendo uma forma muito eficaz de aprendizado onde o aluno controla e é dono do seu próprio tempo. O conhecimento acaba sendo adquirido de forma mais rápida e simples. Não é necessário o deslocamento para lugares mais distante e o aprendizado pode ser adquirido do local que o aluno desejar, um local mais confortável e atrativo, podendo ser a sua própria casa.

Diante de tantos benefícios criar um curso online pode ser algo muito promissor e lucrativo. Contudo se você está pensando em aproveitar esse mercado saiba que deverá definir uma estratégia para ter sucesso nas vendas.

Continue lendo e saiba mais sobre

Como criar um curso online

Por onde começar um curso online?

como criar curso online

Para começar um curso a primeira coisa a ser feita é se perguntar o que você quer ensinar, se terá utilidade e se terá um público disposto a aprender.

Assim que  o primeiro passo for dado e você tiver a certeza que existe esse público é hora do segundo passo.

Domine o assunto

Você precisa dominar o assunto em questão, precisa saber de cada passo, dos materiais a serem usados. Domina o assunto? Tente buscar mais conhecimento, se aperfeiçoar naquilo que já tem domínio para que seu curso possa ficar ainda mais atrativo.

Crie um nome

Pense em um bom nome para o seu curso online.

O nome precisará ser atrativo, para chamar atenção do seu público alvo ele é muito importante, o seu público irá localizar o curso através dele, então se dedique ao máximo para criar um bom nome, faça pesquisas, busque algo realmente bom.

Escolha uma plataforma

Escolher uma plataforma EAD é de grande importância para o seu curso online, entretanto não se prenda a uma plataforma somente. Faça pesquisas, verifique o desempenho e a atratividade da plataforma, ela tem muita importância no sucesso do seu curso. Aproveite e saiba mais sobre a nossa plataforma de EAD.

Qualidade técnica

Seu desempenho na frente da câmera, a forma como você se comunica com seus alunos, o  material, o áudio do vídeo, o próprio vídeo, as apresentações que você vai preparar, o material que você vai reunir para que seus alunos possam estudar posteriormente, isso tudo conta como qualidade técnica e precisa ser desenvolvido da melhor maneira possível.

Disponibilidade para aprender

Você precisa estar ativamente no processo de aprendizagem, para aperfeiçoamento dos seus conhecimentos e para melhorar o seu curso.

Divulgação

Por fim pense como um empreendedor.Divulgue seu trabalho. Hoje a divulgação de qualquer trabalho pode ser feita de forma muito fácil, já que todos estão o tempo todo conectados, com isso você pode mostrar o seu trabalho em todos os lugares ao mesmo tempo.

Criar curso Online – Dicas

criando curso online

Defina bem o conteúdo

Para produzir o seu curso online primeiro é preciso que você saiba bem o que pretende passar para o seu público. O curso tem que abordar temas de maneira bem organizada e apresentar uma ementa a ser seguida. Já no índice ou na apresentação do curso você deve informar ao aluno o que ele vai encontrar e qual o nível de informação.

Divida as aulas em tópicos/capítulos/temas e no final de cada um crie uma forma de avaliação para que o aluno possa mensurar o seu nível de aprendizado.

Faça uma análise do seu público alvo 

Dificilmente você vai vender um curso de pintura em tela para uma pessoa que jamais se interessou por artes e que seu perfil é mais voltado por exemplo para esportes. Não que um esportista não possa gostar de arte, é apenas um exemplo. Mas se você conhece o perfil do seu público é mais fácil saber o que eles estão procurando.

Portanto trabalhe bem dentro do seu nicho de atuação e encontre/gere os leads mais qualificados por meio das mídias sociais e também de um blog voltado para o assunto de interesse. As suas chances de vender o seu curso aumentaram consideravelmente. 

Crie uma campanha

Trabalhe bem o seus contatos e crie campanhas para divulgar o seu produto. Algumas boas ferramentas são e-mail marketing, divulgação no instagram, facebook e um blog especializado também é uma ótima opção. Mantenha o seu canal na internet sempre ativo e produzindo conteúdo de valor a fim de atrair possíveis compradores dos seus materiais.

Ofereça formas de pagamento rápidas e seguras

Depois que você definiu como o seu curso seria produzido e já sabe para quem oferecer e como atrair cada vez pessoas interessas, é preciso o oferecer um meio de pagamento fácil, mas totalmente confiável. As pessoas ainda desconfiam de compras por meio da internet, apesar do número de pessoas que utilizam esse meio para obter produtos está aumentando cada vez mais. Pesquisa realizada pela e-commerce Brasil aponta que 78% consumidores online consideram seguro comprar pela internet. 

Para isso existem diversas empresas especializadas em pagamentos online que facilitam essas transações e passam mais segurança para os consumidores.

Veja algumas formas de oferecer pagamentos online com segurança aqui

Abra um canal para discussão

Por fim abra um canal para troca de ideias entre você e seus alunos. Assim eles estarão sempre em contato, sabe aquela máxima de quem não visto não é lembrado. E além disso você poderá ter um feedback da qualidade do seu conteúdo e que eles esperam de uma próxima versão ou de cursos mais avançados.

Não tenha medo de colocar em prática aquilo você sabe fazer. Comece a escrever ou gravar o seu curso. Ainda existem empresas especializadas no assunto que podem ajudar a produzir e divulgar suas ideias. O mercado digital ou do infoproduto não para de crescer. 

O que é uma plataforma de Curso Online?

É o formato mais comum para o sistema de ensino online, uma espécie de sala de aula virtual, ou seja, um sistema de gestão de aprendizagem (Learning Management System), onde é apresentada uma proposta pedagógica inovadora em que o aluno passa a ter controle da gestão do seu tempo e aprendizado.

De acordo com o Decreto nº 5.622/2005, o EAD é definido como:

Modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares ou tempos diversos. 

(BRASIL, 2005).

Como utilizar a plataforma EAD para lançar o seu curso online?

Na plataforma EAD existe uma gama de possibilidades com um aprendizado completo ao aluno.

Dentro da plataforma o próprio aluno encontra a possibilidade de escolha de cursos, o aluno participa de fóruns de discussão, trocando ideias com professores, faz exercícios, avaliações, tira dúvidas, se comunica com os colegas.

Há ainda aqueles que possui sistema de conferência online, onde alunos podem interagir e se comunicar em tempo real com o professor através de chats ou até mesmo em mensagens de voz.

Os benefícios da plataforma EAD para criar o seu curso online

O Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) possibilita ao aluno uma gestão do seu próprio tempo e o acesse de qualquer lugar, inclusive do seu próprio smartphone. Há uma maior flexibilidade para que o seu estudo se adeque a sua rotina.

O ensino EAD juntamente com a evolução da internet abre diversas possibilidades e valoriza a autonomia do aluno.

Com essas dicas valiosas você pode começar já!

Não se preocupe em comprar câmera ou equipamentos, comece com o que você já tem e no decorrer do processo comece a investir aos poucos, agora invista no que já pode, como por exemplo o conteúdo.

Boa sorte com o seu curso online.

Deixe seu comentário: