A melhor forma de avaliar seus alunos

A melhor forma de avaliar seus alunos

“Avaliar significa comparar as características de algo ou alguém com aquilo que é esperado, padronizado, definido.”

A tecnologia nos últimos anos tem se desenvolvido de forma extraordinária, e com ela várias formas de aprendizado cresceram, o Ensino a Distância é uma delas e com o ensino EAD o público tem aumentado, diante desse cenário surge muitas formas de avaliação.

Promover um ensino inovador e de qualidade tem sido um grande desafio nos dias atuais, diante desse fato além da importância de transmitir conhecimento ao seu aluno, avaliá-lo também é de extrema importância.

Mas qual é a melhor forma de avaliar seus alunos?

Continue lendo e saiba qual é a melhor forma de avaliar seus alunos.

Avaliação em atividades

A avaliação durante o curso em forma de atividades pode ser uma forma de saber como seu aluno está progredindo, faça a aplicação de atividades, avalie os comentários, acompanhe seu desenvolvimento, assim você poderá avaliar o aprendiz de forma contínua. Nesse tipo de avaliação é bom sair um pouco das questões objetivas e  trabalhar a escrita, assim se pode fazer uma reflexão analítica sobre todo o conteúdo no decorrer do curso.

Avaliação por meio de provas online

Avaliar por meio de provas online é uma ótima opção, se optar por provas objetivas é bom saber que já existem programas que corrigem provas desse modelo. No caso de avaliação feitas online é importante cronometrar o tempo, para os alunos responderem dentro desse período, é uma forma muito eficaz de avaliação.

Avaliação em Fóruns de Discussão

O Fórum no EAD, é o lugar onde o aluno pode interagir com o professor, com os colegas e  tirar suas dúvidas, uma boa opção é aproveitar essa interação e usá-lo para avaliar seus alunos.

Comece avaliando a assiduidade estudante no Fórum, avalie a interação, faça perguntas avaliativas  e faça isso no decorrer de todo o curso para acompanhar a evolução da turma.

Avaliação Presencial

A avaliação presencial é uma forma muito eficiente de avaliar seus alunos, o estudante se desloca até um pólo de ensino onde poderá realizar a avaliação, é preciso analisar essa forma de prova, já que muitos alunos escolhem o EAD justamente por não terem como se deslocar até os pólos, existem alunos que escolhem essa modalidade porque moram em outros países por exemplo.

Importante saber:

Atualmente no Brasil 20% da carga horária total deve ser realizada de forma presencial (Provas, estágios, aulas de laboratórios e outros).  Lei válida para cursos técnicos, graduação e pós- graduação.

Na hora de elaborar a avaliação se atente para o projeto pedagógico do curso, é de grande importância seus alunos passarem por esse processo já que a interação aluno-professor ocorre com menos frequência. Use nossas dicas para elaborar uma boa avaliação.

Deixe seu comentário: