Dia das mulheres: 10 exemplos que mudaram a educação

Ao longo da história, as mulheres mudaram a educação e fizeram várias contribuições para transformarem o mundo. Desde o início, a educação foi criada por mulheres que lutavam pela construção de conhecimentos e para que os processos educativos tivessem os alunos como centro.

Com exemplos em todas as áreas de conhecimento, elas são modelo para professores, estudantes e qualquer outra pessoa que deseje compartilhar o conhecimento.

Nesse dia internacional das mulheres, viemos falar sobre 10 exemplos que mudaram a educação. Vamos conferir?

1. Marie Curie

Marie Sklodowska Curie foi uma cientista polonesa. Formada em matemática e física, foi responsável pela descoberta dos elementos químicos Polônio e Rádio junto com seu marido. Essa descoberta permitiu o início das pesquisas sobre radioatividade.

Ela marcou a história ao ser a primeira mulher a ganhar um Prêmio Nobel. Em 1903, recebeu o Nobel de Física, e, oito anos depois, recebeu o de Química, tornando-se a primeira pessoa a recebê-lo duas vezes.

2. Stefa Wilczynska

Stefa foi uma pedagoga que defendia que a educação deve se basear nas experiências dos indivíduos e que as escolas deveriam deixar de ser meros espaços de transmissão de conhecimento, para virar uma comunidade. Vinda de família judia, criou um orfanato em Varsóvia, na Polônia. Era organizado sobre os princípios de justiça, fraternidade e igualdade de direitos e deveres.

O ambiente era acolhedor. Tinha salas de estar, de refeições, bibliotecas e dormitórios confortáveis. Esse ambiente foi perdido quando a polícia nazista a transferiu para uma pequena casa, suja e sem mobília. Após isso, Stefa e 200 crianças foram levadas para a câmara de gás.

3. Maria Montessori

Montessori foi uma médica, educadora e pedagoga italiana. Desenvolveu o método de aprendizagem baseado no “aprender fazendo”. Método esse que ainda é muito utilizado atualmente.

Foi a primeira mulher a se formar em medicina na Itália. Pioneira da pegadogia, enfatizou a autonomia e protagonismo dos alunos, não tendo os professores como principais fontes de conhecimento.

Hoje em dia, nas escolas montessorianas, o ensino é baseado na noção de que os estudantes apendem melhor com as experiências de procura e descoberta próprias, cabendo ao professor acompanhar esse desenvolvimento.

4. Cecília Meireles

Cecília Meireles foi uma grande poeta, jornalista e professora brasileira. Fez parte do Movimento dos Pioneiros da Educação pela Escola Nova na década de 30. Buscava uma educação pública, gratuita e laica para todos.

Se destacou também pela enorme contribuição à literatura infantil, com livros, peças teatrais, cantigas de roda e poesias. Até hoje é referência para os educadores.

Além de tudo isso, Cecília também se envolveu em diversos movimentos culturais, fez várias publicações em jornais e, em 1935, organizou a primeira biblioteca infantil do país.

5. Dorina Nowill

Aos 17 anos, Dorina ficou cega devido à uma doença não diagnosticada. Foi a primeira aluna cega a frequentar um curso regular na Escola Normal Caetano de Campos.

Ajudou na integração de outra aluna cega na mesma instituição e colaborou para elaboração da lei de integração escolar, que foi regulamentada em 1956. Percebendo a carência de livros em braile no país, criou a Fundação para o Livro do Cego no Brasil. Fundou também a primeira imprensa em braile, que passou a distribuir livros didáticos e diversos outros matérias.

Dorina se especializou em educação para cegos nos Estados Unidos, e, ao retornar para o Brasil, atuou na prevenção da cegueira e na educação de pessoas com deficiência visual. Contribuiu em campanhas do Ministério da Educação e lutou por vagas de emprego para esse público.

6. Emília Ferreiro

Emília, psicóloga, pedagoga e psicolinguista argentina, fez uma análise sobre os mecanismos pelos quais as crianças apendem a ler e a escrever. Revolucionou a maneira de se pensar em alfabetização, e, a partir dos 90, influenciou diretamente a educação brasileira.

Seu trabalho, voltado para educação infantil, revelam os processos de aprendizado das crianças. Fez doutorado na Universidade de Genebra e, sob orientação de Jean Piaget, concluíram que as crianças têm o papel principal na construção do próprio conhecimento.

Seus estudos influenciaram tanto os educadores brasileiros que os Parâmetros Curriculares Nacionais também são inspirados em suas obras.

7. Débora Seabra

A primeira professora com síndrome de Down do Brasil, Débora estudou em escolas inclusivas desde a infância e seu amor por livros que a inspirou a atuar na área.

Ao se formar, se voluntariou para trabalhar como educadora auxiliar em uma escola particular no Rio Grande do Norte. Lutou contra o preconceito e conquistou alunos e professores.

Já palestrou na ONU, em Nova York. Em 2015 recebeu, pela Câmara dos Deputados, o prêmio Darcy Ribeiro, que é concedido a pessoas com destaque na área da educação. Também lançou um livro de fábulas infantis sobre superação e amizade.

8. Ana Mae Tavares Bastos Barbosa

Conhecida como Ana Mae Barbosa, é pioneira do método de ensinar por meio da arte. Tem uma proposta triangular, que se baseia em: conhecer a história, conhecer o fazer artístico e apreciar as obras de arte.

Foi curadora de exposições, palestrou em diversos países e chegou a lecionar em universidades inglesas e americanas. É referência em escolas, museus e faculdades de pedagogia por todo o mundo.

Foi contemplada com o título de doutora honoris causa pela Universidade Federal da Paraíba e também é considerada ícone da educação pelo Instituto Europeu de Design.

9. Antonieta de Barros

Jornalista, professora e a primeira mulher negra eleita deputada no Brasil. Antonieta era filha de escrava liberta com um jardineiro. Nasceu 13 anos após o fim da escravidão no Brasil. Desde cedo buscou fugir do destino concedido às jovens negras da época.

Com falta de oportunidades e direitos, Antonieta fundou o curso de Alfabetização Antonieta de Barros em sua própria casa. Era ela mesma que dava as aulas. Com muita dedicação, reservou o seu merecido respeito até o fim de sua vida.

10. Êda Luiz

Já foi professora em escola rural e da Febem e coordenadora pedagógica do Centro de Integração de Jovens e Adultos (Cieja). Em sua gestão, sua instituição se tornou referência como escola democrática: aberta e acolhedora. Espaço educativo para a comunidade, com livre acesso, sem trancas e com muito respeito entre as pessoas. Essa escola era dedicada a quem, de alguma forma, foi excluído.

Em 2017, sua iniciativa virou referência nacional com o seu modelo de educação. Foi reconhecida pela UNESCO como Escola de Educação Transformadora para o Século XXI. Foi uma as duas únicas escolas brasileiras a receber esse título.

Conclusão

Desde o início, várias mulheres revolucionaram a educação e colocaram seu nome na história. Nesse artigo, citamos apenas 10 das diversas contribuintes da educação. Escolhemos para hoje, Dia Internacional das Mulheres, para homenageá-las, mas sabemos que suas trajetórias devem ser celebradas a todo momento!

Desejamos um Feliz dia das Mulheres para todas!

Continue acompanhando nosso Blog para mais conteúdos relevantes e entre em contato com a gente!

Avaliação post
Siga-me