4 Pilares para sua empresa se tornar referência em gestão de pessoas

Equipe_motivada_com_treinamento_EAD

Você já ouviu falar em gestão de pessoas, sabe o que é e como ela funciona em uma empresa? Se não, neste conteúdo vamos te responder cada uma dessas questões e te ensinar como realizar a gestão de pessoas.

Caso você já tenha escutado falar, esse conteúdo também é para você, pois vamos abordar cada etapa dela e qual é o resultado que essa estratégia apresenta se aplicada em uma empresa.

A princípio, é importante ressaltar que podemos realizar a gestão de pessoas em qualquer tipo de empresa, seja ela pequena, média ou grande e, além disso, em qualquer área do mercado.

Confira, a seguir, como aplicar cada área da gestão de pessoas em sua empresa e, principalmente, os benefícios que ela proporciona.

Quais são os 4 pilares da gestão de pessoas?

Abaixo vamos revelar os principais pilares para realizar a gestão de pessoas de maneira eficiente e objetiva, de forma a gerar resultados no ambiente de trabalho, seja em uma clínica odontológica, indústria, telemarketing, lojas, entre outras áreas. Confira:

Treinamento e conhecimento dos colaboradores

Conceder treinamento aos colaboradores é o principal fator para uma boa gestão de pessoas, já que os funcionários se tornam competentes cada vez que realizam um treinamento diferente.

Os treinamentos têm o objetivo de oferecer conhecimento aos colaboradores e capacitá-los cada vez mais para atuarem com alta propriedade e entendimento na área de especialização de cada um.

Por exemplo, uma equipe responsável por oferecer planos odontológicos deve ter um treinamento obrigatório sobre cada uma das opções que precisa passar para os clientes que estejam interessados em adquirir o plano.

Além disso, investir no conhecimento da equipe proporciona um alto desempenho com relação ao alcance de metas e objetivos estipulados pela empresa, ou seja, essa ação impacta no aumento da produtividade e, consequentemente, dos lucros.

Comunicação e feedbacks

A comunicação interna é essencial para que todos os setores da empresa funcionem em perfeita sintonia e gerem os resultados esperados. Por isso, manter uma comunicação clara é a melhor maneira de alcançar os resultados esperados.

Além disso, é extremamente importante que os gestores deem feedbacks aos colaboradores, pois, dessa forma, eles conseguem ter uma visão melhor sobre quais pontos deve aperfeiçoar e se sentem mais seguros de estarem traçando o caminho correto.

Mas, existe um outro lado da comunicação que é primordial se atentar enquanto gestor, que é o dos colaboradores. Praticar o ato de ouvir, além de somente falar, é essencial para que o gestor saiba e reconheça, através dos funcionários, o que pode ser melhorado na empresa.

Por exemplo, se sua empresa vende planos odontológicos e um funcionário não está desempenhando muito bem por motivos maiores, como valores de planos odontológicos altos para o público que ele esteja focando, é essencial que você ouça a queixa desse colaborador para alterar a estratégia de venda que ele aplica.

Dessa forma, atingir o resultado se torna uma tarefa mais fácil devido à análise feita por ele e a aplicação de uma nova estratégia desenvolvida por você.

Trabalho em equipe

Esse pilar é essencial para fazer a produtividade acontecer e rodar conforme o esperado. O principal papel de um gestor, enquanto líder, é envolver seus colaboradores e mostrar a todos que em equipe são melhores que individuais.

Estimular a conexão entre todos e estabelecer uma parceria diminui a ocorrência de conflitos e erros, além de encurtar o caminho para alcançar o resultado final, já que juntos são capazes de ter um olhar muito mais minucioso aos detalhes.

Em um ambiente de consultorio odontológico, por exemplo, é indiscutível a interação da equipe de recepção com os dentistas para que os atendimentos sejam eficientes e a aglomeração de pessoas seja evitada.

Motivação e alcance de metas

Existem algumas maneiras de proporcionar motivação aos seus colaboradores e mantê-los comprometidos com a empresa. As estratégias vão desde bonificação até desafios profissionais.

Motivar os funcionários é a melhor maneira de fazer com que eles deem o melhor deles, além de manter a produtividade sempre acima do esperado devido ao alto rendimento dos colaboradores.

Além disso, é essencial motivá-los para que eles consigam alcançar as metas e saírem da zona de conforto, o que gera avanço no desenvolvimento profissional e pessoal de cada um que trabalha em sua equipe.

Vantagens de realizar a gestão de pessoas

Como vimos ao longo do conteúdo, existem diversas vantagens e benefícios já citados acima para empresas que optam por realizar a gestão de pessoas em suas equipes.

Além destes, essa estratégia apresenta outras qualidades, que são:

  • Estimular a criatividade e a coletividade;
  • Incentivar o desejo de crescimento;
  • Sentimento de trabalho valorizado e satisfação profissional;
  • Dar suporte uns aos outros, visando o bem da empresa;
  • Incentivar a interação;
  • Acompanhar a evolução de cada funcionário, enquanto gestor, entre outras.

Essas são algumas das vantagens que a gestão de pessoas proporciona à empresa, aos colaboradores e aos coordenadores. Ou seja, todos tendem a ganhar com a aplicação desse formato de gestão.

Coloque em prática o quanto antes!

Neste conteúdo você aprendeu quais são os principais pilares de optar por realizar a gestão de pessoas e como essa ação pode beneficiar cada membro de sua equipe, assim como você.

Ademais, com os exemplos apresentados, acreditamos que conseguimos facilitar muito mais como realizar na prática sem que você seja surpreendido ou não saiba qual próximo passo dar.

Mantenha-se ativo para poder combater qualquer passo que saia do controle ou esteja dando um resultado contrário do que o esperado.

Com isso, desejamos que você faça uma boa gestão de pessoas e colha os frutos de cada etapa do processo diariamente!

Conteúdo produzido por Tarsila Serafim – Redatora na empresa Ideal Odonto.

Deixe seu comentário: